Escolas municipais de Itaguaí receberam equipes do Instituto Cedac no fim de novembro para realização de avaliações amostrais com abrangência em linguagem oral, escrita e matemática. Segundo resposta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ao ATUAL, a instituição deve enviar o resultado no início de fevereiro.
Ainda de acordo com a pasta, o objetivo da avaliação é obter tanto o diagnóstico da alfabetização, quanto o da formação continuada de professores no terceiro ano do Ensino Médio das escolas. A ideia é entender melhor o progresso na aprendizagem dos alunos e a evolução das habilidades pós-formação continuada.
LEIA MAIS
Prefeitura de Itaguaí realiza simulação de evacuação em escolas municipais
A secretaria informa que contratou o Cedac pelo fato de o instituo ser especialista na melhoria da alfabetização, sobretudo por meio da formação contínua dos professores: “Conduzimos uma avaliação amostral para compreender o andamento desse processo, avaliando a eficácia das capacitações e se as atividades pedagógicas estão alcançando êxito. Estamos comprometidos com o constante aprimoramento do ensino em nosso município”, diz uma nota no Instagram da pasta.
A Prefeitura de Itaguaí não informou os custos com a contratação do Cedac. A gestão municipal também não divulgou quantos alunos e escolas passaram pela avaliação.