Policiais militares da UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) do Parque Estadual da Juatinga resgataram cinco pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro, na Serra do Piloto, em Mangaratiba. A ação se deu nesta quinta-feira (14), após denúncia recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para crimes ao meio ambiente.
De acordo com os agentes da 4ª UPAm, a denúncia mencionava um sítio na Estrada do Cedro, onde estava o suspeito de capturar as aves para comercialização. Ele não ofereceu resistência à entrada dos policiais ao imóvel.
Já no sítio, a equipe identificou um trinca ferro anilhado, um azulão, um chorão, um curió e um tico-tico, cada um em uma gaiola diferente. Questionado sobre a licença de passeriforme (autorização para criação de pássaros silvestres), o homem admitiu não possuir o documento.
Por infração ao artigo 29 da lei 9605/98 (matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre), os agentes encaminharam o indivíduo para prestar depoimento na 165ª DP (Mangaratiba), onde também registraram a ocorrência. Ele acabou liberado.
LEIA MAIS
Mangaratiba: polícia identifica corte e extração de árvores sem autorização
Quanto às aves, a guarnição as encaminhou para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica. A tendência é que sejam devolvidas ao seu habitat natural.
O Disque Denúncia pede que testemunhas de crimes ambientais entrem em contato com o Linha Verde pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177. Ambos contam com WhatsApp anonimizado, uma técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.