Receita Federal, PF e Marinha apreendem veleiro irregular em Angra

Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira (19) pela Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil resultou na apreensão de um veleiro avaliado em R$ 450 mil. A embarcação foi atracada em um cais privado na região de Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde. Durante a fiscalização, as autoridades identificaram que o veleiro, de bandeira Argentina e com anúncio de venda, permaneceu no Brasil há mais de um ano sem regularização.

A embarcação não possuía documentos comprobatórios de importação, registro de embarque temporário ou autorização de passe de entrada junto à Capitania dos Portos. Para tentar burlar a fiscalização, foi registrado como se fosse uma construção artesanal realizada na Ilha Grande.

Veleiro atracado em um cais privado na região de Bracuí, em Angra dos Reis
Embarcação de bandeira Argentina permaneceu há mais de um ano no Brasil sem documentação regular

Diante das irregularidades, o veleiro foi apreendido. Após a conclusão do processo de perdimento, a embarcação poderá ser destinado a uma instituição pública de ensino náutico ou leiloada. O proprietário, além de perder o bem, responderá pelo crime de descaminho, cuja pena varia de 2 a 8 anos de reclusão.

A ação envolve o uso de lanchas da Receita Federal e da Polícia Federal, além de drones para monitoramento. A operação foi realizada por equipes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES), militares da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis e policiais da Delegacia de Polícia Federal na cidade.

Leia mais: PM prende líder do tráfico foragido da Justiça em Itaguaí

Deixe um comentário