A manhã desta segunda-feira (7) começou com uma extensa fila na Rua General Bocaiúva, no Centro de Itaguaí. Jovens entre 14 e 18 anos aguardavam para se inscrever na segunda turma do programa Jovem Aprendiz em Itaguaí, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Programa Municipal de Aprendizagem. O processo seletivo é conduzido pela empresa Techint.
As inscrições são presenciais e ocorrem nos dias 7 e 8 de julho, das 9h às 15h, na sede da SMAS, localizada no número 880 da Rua General Bocaiúva. A alta procura demonstra o interesse da juventude itaguaiense por oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.
Para participar, é necessário residir em Itaguaí, ter entre 14 e 18 anos, estar cursando ou já ter concluído o Ensino Fundamental II, além de possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) ou Bolsa Família. Os selecionados deverão ter disponibilidade para frequentar o curso do SENAI no turno da tarde.
O programa prevê jornada diária de quatro horas, com remuneração mensal de R$ 873,18, além de benefícios como plano de saúde e vale transporte. Embora as vagas sejam limitadas – serão 30 jovens beneficiados – , os inscritos que não forem selecionados permanecerão em um banco de datas ativo e terão novas chances.