O Comitê Guandu-RJ iniciou nesta segunda-feira (14), em parceria com o Programa Estadual Operação Fumaça Zero, uma capacitação para prevenção a incêndios florestais voltada a representantes de 11 municípios da Região Hidrográfica II (RH II). Cerca de 150 participantes, entre agentes públicos, representantes da sociedade civil e órgãos ambientais, participam do treinamento, que terá atividades teóricas e práticas até o dia 17 de julho.
A aula inaugural aconteceu no anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, e foi conduzida pelo major Israel Andrade, coordenador geral do Programa Fumaça Zero. Na sequência, os participantes serão divididos em três turmas para os módulos práticos na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Paracambi. “A capacitação é fundamental para aumentar a consciência sobre os riscos das queimadas, especialmente neste período de estiagem”, destacou Cristiane Siqueira, diretora de Restauração Ambiental do Comitê Guandu. Ela ressaltou a importância da união entre diferentes setores da sociedade e o envolvimento dos municípios. “A proteção da biodiversidade é uma missão coletiva. Fico feliz em ver o comprometimento dos participantes”, completou.
O curso promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Fumaça Zero, tem carga horária de 16 horas, divididas entre teoria e prática, nos módulos de primeiros socorros e combate a incêndios. “O objetivo é fortalecer a resposta dos municípios aos incêndios florestais, garantindo segurança aos profissionais envolvidos”, explicou o major Israel.
Representando a Defesa Civil de Piraí, a agente Verônica Miranda destacou a importância da formação. “Com conhecimento técnico, conseguimos atuar com mais segurança e evitar que os próprios profissionais virem vítimas”, afirmou.
Continuidade e investimentos
A capacitação é resultado direto do “Workshop Queimadas”, promovido pelo Comitê Guandu em março deste ano. Na ocasião, foi sugerida uma qualificação técnica em parceria com o Fumaça Zero. Seguindo o exemplo de 2022, quando foram distribuídos EPIs e equipamentos às prefeituras da RH II, uma nova rodada de investimentos foi discutida durante o evento.
A Programação Anual de Atividades e Desembolso (PAAD) 2025 do Comitê Guandu já prevê um investimento de R$ 5 milhões em ações contra queimadas. A participação nas capacitações será um dos critérios para que municípios e órgãos interessados possam pleitear esses recursos.
A ação também integra a Campanha Fiscal das Queimadas, mobilização estratégica do Comitê Guandu com apoio da RH II, reforçando o compromisso com a prevenção de incêndios florestais e a conservação ambiental.
*Texto produzido com base em release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.