Polícia Civil interdita clínica de estética irregular em Itaguaí

Na última quarta-feira (24), a Polícia Civil interditou uma clínica de estética irregular que operava sem alvará ou autorização da Vigilância Sanitária. A interdição ocorre após a morte da cabeleireira Fabiana dos Santos Lima, de 42 anos, que realizou um procedimento no local e no mesmo dia relatou sintomas como falta de ar, mal-estar e cansaço excessivo, que a esteticista assegurou serem normais. Segundo investigação da 50ª DP (Itaguaí), a vítima passou pelo procedimento no dia 08 de março. Com agravamento do quadro, foi levada à UPA de Itaguaí no dia 13, onde não resistiu e morreu.

O estabelecimento fica localizado na comunidade do Carvão e é identificado como “Rafaela Silva Estética Avançada”. A esteticista que realizou o procedimento é Rafaela Barbosa da Silva, que dá nome à clínica e foi encontrada atendendo duas pacientes no momento em que os agentes chegaram para realizar busca e apreensão no local.

Uma delas realizava criopólise, um tratamento que consiste em resfriar as células de gordura (adipócitos) a temperaturas negativas, o que leva à sua cristalização e posterior eliminação pelo corpo de forma natural ao longo do tempo. A outra passava por um procedimento conhecido como “bumbum up”, técnica que visa levantar, modelar e rejuvenescer a região dos glúteos. Em março, Fabiana faleceu após receber aplicações na barriga e nas nádegas; o laudo cadavérico apontou a causa da morte como tromboembolismo pulmonar.

Durante as buscas foram apreendidos materiais cirúrgicos como agulhas, luvas, seringas, soro fisiológico e substâncias injetáveis. Rafaela se apresentou como dona do espaço e entregou aos policiais certificados de cursos livres e um diploma de tecnóloga em estética, mas sem apresentar quaisquer documentos que autorizassem o funcionamento da clínica. Ao ser questionada em depoimento, optou pelo silêncio e informou que só iria falar em juízo, sendo liberada em seguida.

Leia mais: Rubão encontra Eduardo Paes em apoio à Parque Terra Prometida

Deixe um comentário