A Casa de Cultura de Itaguaí abre suas portas nesta sexta-feira (8), às 19h, para a inauguração da exposição “O Circo e os Povos de Itaguaí”. A mostra é um tributo à história do grupo Circolar, que há anos atua em diferentes territórios do município, contudo, levando arte, riso e reflexão por meio da linguagem circense. Aberta ao público, assim a exposição ficará disponível até o dia 24 de agosto, com entrada gratuita.
Curadoria
Com curadoria histórica de Joyciene Fagundes e visual de Wanderson Verdan. O acervo construído ao longo das trajetórias do grupo, reúne figurinos, objetos de cena, documentos e imagens que traduzem o impacto do Circolar na cultura local. Além disso os visitantes poderão explorar registros inéditos que evidenciam a conexão entre o circo e os diversos povos que compõem a identidade de Itaguaí.
A noite de abertura
A noite de abertura promete ser um verdadeiro espetáculo. Então a partir das 19h, o evento contará com a participação da Orquestra Jovem de Itaguaí (ORJI), que dá início à programação artística. Em seguida, artistas da dança e do circo encenam a performance “Cena 9 – Diversidade e Identidade”, com números que evocam os vínculos entre tradição e contemporaneidade.
Sobretudo o público presente também poderá participar de uma degustação de comidas típicas, com curadoria e preparo de Valéria Fernandes, do projeto Sabedoria de Maria, que propõe um diálogo entre culinária, memória e território.
Exposição “O Circo e os Povos de Itaguaí”
Local: Casa de Cultura de Itaguaí
Visitação: de 8 a 24 de agosto
Abertura oficial: 8 de agosto às 19h
Entrada gratuita
Leia mais: Julgamento de Rubão é adiado para quinta-feira (7)