Ciclus inicia projeto socioambiental com alunos de CIEP em Itaguaí

A Ciclus Rio, empresa do Grupo Simpar responsável pela gestão dos resíduos sólidos urbanos do Rio de Janeiro, deu início nesta quarta-feira (6) a um novo projeto socioambiental em Itaguaí, voltado para alunos do CIEP E-TEC 498 Irmã Dulce, no bairro Chaperó.

O programa, desenvolvido no Centro de Tratamento de Resíduos do Rio (CTR Rio), localizado em Seropédica, tem como foco o plantio de mais de 200 mudas nativas da Mata Atlântica em um viveiro revitalizado de 200 m². Com apoio pedagógico, 30 alunos do CIEP utilizarão conhecimentos de robótica para construir um sistema automatizado de irrigação por aspersão.

Além disso, o projeto pretende impactar de forma positiva os 720 estudantes da escola e suas famílias, bem como os cerca de 380 colaboradores da empresa, ao estimular práticas sustentáveis, fortalecer o vínculo com a comunidade e fomentar a educação ambiental. “Queremos realizar transformações reais no território e na vida das pessoas. A gestão ambiental é apenas parte do que fazemos, acreditamos em projetos que integram tecnologia, educação e responsabilidade social”, destaca Rafael Silveira, diretor de Operações da Ciclus Rio.

Viveiro e horta revitalizados

O viveiro de mudas da Ciclus, com 200 m², está localizado no Centro de Tratamento de Resíduos do Rio (CTR Rio) e passou por completa recuperação elétrica, hidráulica e estrutural. O espaço foi pensado para ações educativas com a comunidade do entorno, e se integra ao projeto de construção de um aterro sanitário bioenergético, o maior do estado, que recebe cerca de 10 mil toneladas de resíduos por dia.

Alunos do CIEP Irmã Dulce participam de palestra educativa
Alunos do CIEP Irmã Dulce participam de palestra educativa no CTR Rio, durante o lançamento do projeto socioambiental promovido pela Ciclus

Paralelamente, o projeto contempla a revitalização da horta orgânica do CIEP, que servirá como laboratório vivo no processo de aprendizagem. A Ciclus forneceu materiais e apoio técnico para reforma do espaço, e promoverá oficinas, feiras, e distribuição de mudas e sementes para cultivo em casa. “O objetivo é promover educação ambiental, segurança alimentar e habilidades práticas, além de fortalecer a conexão com a comunidade”, afirma Aline Bustorff, gerente de Meio Ambiente da Ciclus Rio.

As atividades no CTR Rio acontecerão duas vezes por semana, com acompanhamento de professores, e devem estimular o consumo consciente e produção local de alimentos, valorizando o protagonismo dos jovens.


* Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Ciclus Rio.
 



Deixe um comentário