Estado investe em câmeras de alta tecnologia para viaturas da PM

Viaturas operacionais da Polícia Militar do Rio de Janeiro passarão a contar com câmeras embarcadas, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares. O investimento, de R$ 114,8 milhões, faz parte de um contrato assinado pelo Governo do Estado e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (7).

Ao todo, 2.839 veículos da Polícia Miltar que atuam na atividade-fim serão contemplados com os equipamentos, que começam a ser instalados em novembro de 2025, com previsão de finalização ao longo de 2026. O contrato com o Consórcio RJ Vigilância e Inteligência, vencedor da licitação, será válido por 30 meses, em regime de comodato. A empresa ficará responsável pela instalação, armazenamento das imagens e manutenção técnica contínua.

Como funcionarão as novas câmeras

Cada viatura receberá três câmeras: uma interna e duas externas. As câmeras externas, posicionadas na parte frontal do teto do veículo, terão funções distintas, uma para reconhecimento facial e outra para leitura de placas, ambas com sistema de alerta. As imagens serão projetadas em um monitor interno, no painel do carro. O sistema permitirá transmissão em tempo real de vídeo e áudio, além de localização via GPS, possibilitando o monitoramento ao vivo das viaturas. As gravações de rotina serão armazenadas por 60 dias, enquanto os registros de ocorrências serão guardados por até um ano.

Integração com o CICC

As novas câmeras embarcadas reforçam a estrutura tecnológica já usada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da PM. Atualmente, o sistema 190 Integrado já utiliza imagens de videomonitoramento urbano e de mais de 13 mil câmeras corporais utilizadas pelos agentes em todo o estado.

Deixe um comentário