Estão abertas as inscrições para formação audiovisual gratuita promovido pelo projeto Minuto Escola. A formação é destinada a professores da rede pública, servidores técnicos e estudantes de licenciatura do Colégio Pedro II. O prazo termina em 7 de setembro e o cadastro deve ser feito pelo site oficial. A certificação é reconhecida pela instituição.
A formação será online, com carga horária de 30 horas, e terá foco na edição de vídeo para uso em sala de aula. O objetivo é oferecer aos educadores ferramentas para transformar o audiovisual em um recurso pedagógico capaz de estimular a participação dos estudantes e fortalecer a mediação de conhecimento.
Audiovisual como aprendizado
Para a coordenação pedagógica do projeto, compreender a montagem é fundamental. “Nossa estratégia no Minuto Escola é concentrar a abordagem na característica seminal e estrutural da linguagem do audiovisual: a montagem e a edição, a passagem de um plano para outro, a transição de uma unidade de tempo e espaço para outra. Entender essa dinâmica é tão importante quanto compreender como se estrutura uma frase na língua portuguesa: sujeito, predicado e verbo”, explicou. Eles lembram que, hoje, é comum dizer que “todo mundo faz vídeos”, mas, na maioria das vezes, trata-se apenas de captação de imagens, sem cortes ou exercício da montagem.
O Minuto Escola
O Minuto Escola já formou mais de 4.500 alunos em 13 estados e aposta na edição e na montagem como pilares para transformar educadores em mediadores de conhecimento. A proposta é que a produção de vídeos pela própria comunidade escolar reconfigure a sala de aula como espaço de expressão e pluralidade. O objetivo é qualificar o uso do audiovisual na educação, criando experiências coletivas complexas que superam a lógica dos “likes” e fortalecem as relações presenciais e online.
A formação vai além da técnica. O curso propõe um novo mapa afetivo dentro da sala de aula, estimulando a empatia dos estudantes, ampliando a participação ativa e explorando diferentes habilidades. Desde criar storyboard, o organizado atua como produtor, os expansivos interpretam, o observador cuida da câmera e o mais agitado pode dirigir. Até o celular é ressignificado, tornando-se uma poderosa ferramenta de produção de conhecimento.
Como funciona
A relação completa de turmas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial. Exercícios e vídeos produzidos por cursistas em edições anteriores podem ser vistos em www.videonaescola.com.br. O Minuto Escola 2025 conta com patrocínio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço:
Curso Minuto Escola 2025
Público: docentes, servidores técnicos, e estudantes de licenciatura do Colégio Pedro II
Formato: Online
Carga Horária: 30 horas
Inscrição: de 11/08 até 07/09 pelo site https://www.minutoescola.com.br/
gratuito
Leia mais: Horta inclusiva inaugura nova unidade com foco em pessoas cegas