Elas assinam vidas: da escritura à cura

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (5), foi a tabeliã Raquel de Souza Pereira Correia, titular do Cartório do 1º Ofício de Justiça de Itaguaí. A instituição nasceu junto com a cidade, completando, portanto, agora em 2025, uma trajetória de 207 anos de existência. Em sua participação no Podcast Atual, a tabeliã compartilhou sua trajetória profissional. Falou ainda dos avanços implementados à frente do cartório, um dos quatro estabelecimentos do gênero existentes na cidade.

Com sólida formação jurídica, Raquel tem graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui duas pós-graduações na área de Direito Público e Privado. Aprovada em concurso público de provas e títulos para delegações notariais e registrais do estado do Rio de Janeiro, ela assumiu a responsabilidade pelo 1º Ofício de Itaguaí com o compromisso de garantir eficiência, segurança jurídica e excelência nos serviços prestados à população.

Experiência em gestão pública

Durante a conversa com o jornalista Renato Reis, a tabeliã destacou a importância da modernização dos serviços extrajudiciais. Falou sobre a busca constante por qualificação técnica e a função social do cartório como instrumento de cidadania e acesso à justiça. Além de sua atuação como registradora, Raquel trouxe ao debate sua experiência na gestão pública. Ela já ocupou funções estratégicas de liderança em diferentes esferas da administração, bem como sua atuação no meio acadêmico.

Motivação para seguir carreira

A presença da tabeliã Raquel no Podcast Atual reafirmou o papel essencial dos cartórios na vida dos cidadãos e o compromisso de seus titulares com a inovação e o serviço público de qualidade. No papo com Renato Reis, Raquel respondeu a questionamentos sobre sua trajetória até se tornar tabeliã do 1º Ofício de Justiça de Itaguaí, a motivação para seguir a carreira notarial e registral, o carinho com que foi recebida pela sociedade de Itaguaí, sobre como é ser mulher em uma posição tradicionalmente ocupada por homens, sobre a rotina e funcionamento do cartório, sobre os serviços prestados pelo 1º Ofício de Justiça de Itaguaí, sobre a capacitação da equipe, dentre outros temas. A íntegra da conversa da tabeliã com Renato Reis pode ser acompanhada acessando o link https://youtube.com/live/J_wVZakfPOw.

Uma incrível e divertida conversa sobre o câncer

A convidada do Podcast Atual da quinta-feira (5) foi a fisioterapeuta Paula Morisco, que apresenta o Podcast Sextas de Saúde. Ela tem mestrado e doutorado em ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nasceu em Itaguaí e permitiu-se viver sonhos além do horizonte. Ingressou na carreira de professora universitária em 2013 e encantou-se pela capacidade de transformar e semear ideias e ideais, definindo essa característica como a habilidade de construir mais pontes que muros e fortalecer asas para alçar voos altos, o que virou um propósito de sua vida.

Entrevistador e entrevistada à mesa
A fisioterapeuta Paula Morisco marcou presença no estúdio/redação do Atual na quinta-feira (7)

A descoberta do câncer

Na conversa com o jornalista Renato Reis Paula Morisco falou sobre um momento em que tudo parecia perfeito, na vida profissional e pessoal cheia de sucesso, até que uma marcante inflexão surgiu por meio de um câncer. Ela se definiu como uma pessoa comum, que decidiu pensar fora da caixa e transformar a jornada do câncer em algo leve e até divertido. Com impressionante determinação ela falou também de sua atuação como consultora. Discorreu sobre sua experiência acadêmica e do lançamento de seu primeiro livro “De Repente, Câncer – Comédia, drama e fé. Tudo em um só lugar”, em que narra sua história de enfrentamento da doença. “O jagunço poderia ter acabado com a aminha paz, mas me fez abrir os olhos para percepções nunca notadas. Descobri como a vida de um paciente oncológico pode ser cheia de aventuras, descobertas e embaraços”, relatou ela no posfácio de sua obra.

Motivação para escrever o livro

Ao jornalista Renato Reis ela falou sobre temas como a motivação para escrever o livro. Apontou o momento da vida em que sentiu que precisava transformar sua experiência em palavras. Falou ainda sobre o processo emocional de escrever sobre um tema tão delicado. Abordou cuidados que tomou para equilibrar o conteúdo informativo e o emocional, dentre outros temas. A íntegra da conversa de Paula Morisco com Renato Reis está no link https://youtu.be/o1tLGDa9_zs.

Leia também: Ternium inaugura primeiro bloco da Escola Técnica Roberto Rocca

Deixe um comentário