A população de Mangaratiba vai contar, a partir desta quinta-feira (21), com o serviço do Tomógrafo Móvel, veículo itinerante de Tomografia Computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde. A unidade ficará estacionada até o dia 30 de agosto, em frente à Praça Robert Simões, no Centro, oferecendo exames gratuitos à população.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, serão disponibilizadas 100 vagas por dia, das 8h às 17h, para exames previamente agendados e também por demanda espontânea.
Exames oferecidos
O serviço contempla tomografias computadorizadas sem contraste de Crânio, ATM, Face, Esterno-Clavicular, Seios da Face, Sela Túrcica, Mastóide, Ombro, Úmero, Coluna Cervical, Dorsal, Lombo-Sacra, Sacro, Cóccix, Tórax, Arcos Costais, Abdômen e Pelve (retroperitônio), Abdômen superior, Antebraço, Braço, Cotovelo, Punho, Mão, Bacia, Fêmur, Quadril, Joelho, Coxa, Perna, Pé, Tornozelo e Articulação.
Para quem não possui pedido médico, será possível passar por consulta no próprio local, garantindo o encaminhamento adequado para o exame.
Documentos necessários
Para realizar o atendimento, os pacientes devem apresentar documento de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência e o pedido médico original. Caso não possuam a requisição, será possível realizar uma consulta prévia no próprio tomógrafo, garantindo assim o acesso ao serviço de forma organizada.
Transporte gratuito
A Prefeitura também disponibilizará transporte gratuito para facilitar o deslocamento até o local. As saídas ocorrerão sempre às 7h, em dias específicos para cada região: dias 25 de agosto para Muriqui e Praia Grande; 26 para Itacuruçá e Ilhas; 27 para Conceição de Jacareí e Ingaíba; e 28 para Serra do Piloto. O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 99931-8211, conforme a disponibilidade de vagas. Importante destacar que não haverá transporte para moradores do 1º distrito.
Resultados on-line
Os laudos ficarão prontos em até 10 dias e poderão ser acessados on-line, por meio da plataforma da Secretaria Estadual de Saúde. No momento do atendimento, cada paciente receberá um protocolo com as informações necessárias para a consulta do resultado. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a exames de alta complexidade, descentralizando o atendimento e garantindo mais agilidade no diagnóstico.
Leia mais: Mangaratiba recebe caravana de serviços do projeto RJ Para Todos
*Texto produzido através do release enviado pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Mangaratiba