Aconteceu ontem (21) o segundo encontro do Clube da Casa Verde, clube literário gratuito e comunitário com apoio da Secretaria de Cultura de Itaguaí e da PNAB. Os participantes discutiram o livro “A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli.
Na trama, o protagonista passa a morar dentro de uma cabeça de Santo Antônio, de onde começa a ouvir orações de mulheres para o casamenteiro. A cabeça é parte de uma obra inacabada do que seria uma estátua gigante do santo padroeiro, o que envolve a narrativa em mistério: como foi parar ali?
A inspiração para a obra veio de uma história real. Em Caridade, no Ceará, uma cabeça de Santo Antônio jaz no meio da rua, fazendo as vezes de muro da casa do engenheiro da obra, inacabada por falta de recursos. A três quilômetros dali, no alto de um morro, ergue-se o corpo sem cabeça da estátua.
Em 2006, a autora participou de uma oficina do renomado Gabriel Garcia Márquez, autor do clássico “Cem Anos de Solidão”. Os participantes deveriam misturar ficção com realidade, e na história da cabeça de Santo Antônio, Socorro Acioli viu a oportunidade perfeita.

Ampliando o olhar
Durante o encontro, os participantes debateram sobre a história, trazendo opiniões e pontos de vista que ora convergiam, ora divergiam, mas sempre agregando e adicionando ao olhar do outro, enriquecendo a experiência com as percepções subjetivas de cada um. Todos os livros do clube são de autores brasileiros, e o próximo será “Ideias Para Adiar O Fim do Mundo”, de Ailton Krenak, que depois será seguido por Conceição Evaristo e Machado de Assis.
Os próximos encontros serão nos dias 04/09, 16/10 e 23/10 às 14h30 na praça CEU, e às 18h na Casa de Cultura. Ainda há vagas, e as inscrições podem ser feitas aqui, com convite especial para os moradores de Chaperó.