Porto de Itaguaí lidera crescimento em movimentação de cargas

O Porto de Itaguaí se destacou na 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil, conquistando o 1º lugar na categoria Crescimento na Movimentação Total de Cargas (Variação Absoluta) entre os portos públicos brasileiros. O evento, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP), ocorreu em 20 de agosto, em Brasília.

Segundo os critérios da premiação, o Porto de Itaguaí registrou 60,7 milhões de toneladas movimentadas em 2024, um aumento de 8,8% em relação a 2023. O destaque foi o minério de ferro, que atingiu 54,1 milhões de toneladas, o maior volume dos últimos 10 anos, representando 13,6% das exportações nacionais da commodity por via marítima.

O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, e o diretor de Gestão Portuária, Francisco Martins, receberam o troféu das mãos do ministro Silvio Costa Filho, na presença do secretário de Portos, Alex Ávila, e da secretária-executiva adjunta do MPor, Thairyne Oliveira, que preside o Conselho de Administração da PortosRio.

Inclusão e diversidade

Além do desempenho em movimentação de cargas, o terminal CPBS (Vale S.A.), arrendado no Porto de Itaguaí, recebeu destaque na categoria Igualdade de Gênero, que valoriza iniciativas de diversidade e inclusão. A avaliação considerou a representatividade feminina no quadro geral e em cargos de liderança.

O Prêmio Portos + Brasil reforça a política pública de estímulo à modernização, à eficiência e à boa gestão dos portos organizados e terminais de uso privado (TUPs), reconhecendo avanços e resultados concretos do setor portuário brasileiro.

Confira os critérios e o resultado geral da premiação neste link.

Deixe um comentário