Um homem está internado no hospital São Francisco Xavier, em Itaguaí, desde o último dia 23, após um acidente que o deixou com fraturas em quatro costelas e numa tíbia (osso entre o joelho e tornozelo). A filha do paciente, Kamyla Alves, compartilhou em rede social uma sequência de vídeos relatando a situação do pai. Já são onze dias aguardando cirurgia.
Segundo ela, ele precisa ser operado, mas o cirurgião teria dito que não é possível devido a falta de pagamentos da prefeitura aos médicos; o médico também não teria conseguido prever uma data para realização da cirurgia. Além disso, o São Francisco se encontra carente de remédios: o pai de Kamyla reclama de dores e tem dificuldades para dormir, mas desde que foi internado no hospital, só foi medicado com ibuprofeno e dipirona. Ele também precisou ir numa ambulância ao Hospital Dom Pedro II, em Santa Cruz, para fazer exame de tomografia, que não é realizado no São Francisco.
Após grande repercussão dos vídeos nos quais realizou estas denúncias, Kamyla foi informada por um dos médicos que o pai foi diagnosticado com edema pulmonar, de modo que a cirurgia não pode ser realizada até que o excesso de líquido nos pulmões seja eliminado. No entanto, há outro paciente na ala da ortopedia esperando ser operado, este internado há mais de um mês.
Reforma milionária não reflete no atendimento

A reforma do São Francisco Xavier foi iniciada em 22 de janeiro do ano passado e é uma parceria da prefeitura municipal com o governo do estado, dividindo-se em cinco etapas. Por ora, apenas do lado de fora percebe-se avanços, enquanto internamente o hospital segue em condições precárias: o pai de Kamily é banhado na maca, pois não consegue levantar; não há cadeira ortopédica para banho. A reforma do hospital foi orçada em R$ 20 milhões.
Leia também: Pais e alunos de Itaguaí denunciam repetição na merenda escolar