A Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, será palco, neste sábado (13), do VI Encontro Quilombola, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com lideranças das comunidades quilombolas do Sul Fluminense e da Costa Verde. O evento acontecerá na sede da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), localizada na Praia Suja, número 1.
Parte da iniciativa nacional “A DPU Vai Aonde o Povo Pobre Está”, o encontro tem como objetivo fortalecer os direitos das comunidades tradicionais da região e ampliar o acesso à justiça social. A ação conta com financiamento do Conselho Federal do Fundo de Direitos Difusos (CFFDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED nº 54/2019).
Desde 2016, a prática vem atendendo grupos vulneráveis, como comunidades quilombolas, coletivos de catadores e outras populações tradicionais, com ações educativas, jurídicas e culturais.
Programação
8h – Recepção no Cais de Itacuruçá e embarque com exposição histórica
9h – Chegada à ilha e caminhada guiada
9h30 – Café quilombola com apresentação cultural
10h30 – Mesa de abertura com lideranças e convidados
12h – Almoço quilombola
15h30 – Café da tarde
16h – Retorno para o continente
17h – Encerramento no Cais de Itacuruçá
O Encontro Quilombola na Ilha da Marambaia reforça o papel das comunidades tradicionais na construção de políticas públicas inclusivas e na valorização da cultura afro-brasileira.
Leia mais: Vale e Mangaratiba fortalecem parceria por projetos sociais