O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu na última quarta-feira (10), o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues, e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Leandro Dias. O encontro em Brasília teve como pauta principal a apresentação do projeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ e a discussão sobre a valorização das terras do câmpus Seropédica.
Localizada no município de Seropédica, a UFRRJ está situada na BR-465, antiga Estrada Rio-São Paulo, e ligada à BR-116 (Dutra) e à BR-101 (Avenida Brasil), uma área de grande valor logístico. A proximidade com o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, a passagem da linha férrea da MRS e a presença de um gasoduto são amostras das várias integrações da universidade e da cidade à indústria da região.
O Parque Ecotecnológico da UFRRJ
O pró-reitor Leandro Dias, responsável pelo Parque Ecotecnológico da UFRRJ, destacou o prazer de apresentar o projeto no Palácio da Alvorada: “foi uma honra imensa apresentar ao vice-presidente Geraldo Alckmin os projetos da UFRRJ. Ele ficou muito impressionado com o potencial de desenvolvimento da região”, relatou.
Alckmin elogiou o modelo de Parque Tecnológico proposto e enfatizou que os projetos estão alinhados com a política industrial Nova Indústria Brasil (NIB): a Agroindústria Sustentável e Segurança Alimentar, Mobilidade Verde, Descarbonização e Transição Energética. O reitor Roberto Rodrigues mostrou otimismo no avanço dos temas abordados na conversa: “foi uma reunião muito positiva. A ideia é que façamos outros encaminhamentos a partir desta conversa inicial”.

Desenvolvimento de Seropédica e região
Em entrevista ao Atual, o pró-reitor Leandro Dias destacou: “o Parque Ecotecnológico da UFRRJ visa aumentar o alcance tecnológico da instituição. Hoje, já produzimos tecnologias avançadas. O objetivo é consolidar parcerias entre a universidades e outros atores econômicos, gerando emprego, renda, pesquisa, estágios, tecnologia, inovação, sustentabilidade e oportunidades diversas para a comunidade acadêmica, Seropédica e toda região”.
Leia mais: BikeCine estreia em Seropédica com sessões gratuitas ao ar livre