Ocorreu ontem (16) a primeira aula-passeio do PIBID, projeto que incentiva a formação de professores para a educação básica, aproximando os estudantes de licenciatura da realidade das escolas públicas ainda durante a graduação. Neste teste da aula-passeio-caminhada, seis alunos do curso de Belas Artes da UFRRJ andaram pelas ruas de Itaguaí acompanhados dos professores Marcelo Amaral e João Nilo da Mota.
Saindo do ponto inicial, no Banco do Brasil, o grupo seguiu para o Chafariz de Itaguaí. O professor João observou que o monumento, um dos mais famosos da cidade, é conhecido como o local por onde Dom Pedro I teria dado de beber a seu cavalo enquanto se dirigia a São Paulo, onde proclamaria a Independência. O chafariz, porém, só veio a ser construído vinte e sete anos depois, de modo que embora o imperador tenha de fato feito uma parada ali, não foi diretamente do chafariz que o equino bebeu. Os alunos pararam para desenhar o monumento em seus cadernos, capturando os detalhes da arquitetura.
Em frente, fica o prédio histórico da creche ABC da Emília; João contou curiosidades pitorescas sobre o local, e em seguida o grupo seguiu pela Rua General Bocaiúva, aprendendo sobre as construções históricas que incluem a Prefeitura de Itaguaí e o casarão de Quintino Bocaiúva. Logo após, eles seguiram pela rua de cima, passando pelo cemitério de Itaguaí com seu relógio solar logo à frente, e um pouco mais adiante a antiga Praça da Aclamação, atual Dom Luís Guanella. Na sequência, o grupo fez uma parada na praça Vicente Cicarino, e por fim à Casa de Cultura, que funciona no antigo prédio da estação ferroviária.
Conectando História e formação docente
Para os participantes, a aula-passeio não apenas ampliou o repertório histórico e cultural sobre Itaguaí, como também mostrou, na prática, como vivências fora da sala de aula podem tornar o aprendizado mais significativo, criando um olhar sensível e contextualizado para o ensino. A expectativa é que novas caminhadas sejam organizadas, ampliando os trajetos e envolvendo outras turmas e áreas do conhecimento.
Leia também: PátioMix promove oficina de emoções para crianças neste sábado (20)