Regina Esteves foi uma das autoras que representaram Itaguaí na Bienal do Livro deste ano. Ao Jornal Atual, em matéria para a revista impressa comemorativa dos 207 anos da cidade, ela disse ver o evento como “a consolidação de um sonho da adolescente que aprendeu a amar a leitura de forma intensa.” Na ocasião, Regina participou como uma das autoras da antologia “Se Tens Um Dom, Seja”, que celebra a diversidade étnica.
Agora, ela lança mais uma obra que celebra a diversidade: trata-se de “Nunca Esqueçam de Nós”, livro que presta homenagem aos povos indígenas e faz um chamado: que suas histórias, vozes e memórias jamais se percam no tempo. Regina nos convida a “escutar com o coração e olhar com respeito para a ancestralidade que nos constitui.”
O lançamento oficial aconteceu no último dia 30 de agosto, no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PatioMix. O evento foi um momento de troca de aprendizados e experiências, e contou ainda com a presença dos historiadores Mirian Bonfim e Washington Kirk, bem como a especialista em cultura etnico-racial, Fátima Lobato.
Representatividade indígena
“Nunca Esqueçam de Nós” é uma história indígena que retrata a vivência e ancestralidade dos Tupinambás, revelando seus costumes, crenças e principalmente o protagonismo em defender suas aldeias. Através da obra, a autora busca trazer o lúdico, a arte da música e da poesia, ampliando a compreensão do público sobre os valores, saberes e práticas dos povos originários. Interessados em adquirir a obra, contribuindo assim para fortalecer iniciativas literárias que valorizam a história e a cultura dos povos tradicionais e ajudam a manter viva a memória coletiva, devem entrar em contato diretamente com a autora através do número 21 970104066.
Leia também: Primeira aula-passeio em Itaguaí aproxima futuros professores da história local