Atletas de Itaguaí brilham no Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo

Vinte e oito atletas representaram Itaguaí no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu Inclusivo no último domingo (21). A competição da Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF) foi realizada na CEFAN da Marinha, localizado na Penha, Zona Norte do Rio, e alunos do projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão saíram vitoriosos.

A atleta com autismo Luana Regina, 35 anos, e Gabriela Feijó, 27 anos e atleta com síndrome de Down, conquistaram um cinturão cada. A subida delas ao pódio veio após completarem dez participações na competição – o que é um requisito necessário para a conquista -, e representou a superação por meio do esporte.

Quem organiza a equipe é André Seabra, professor do projeto e diretor de jiu-jitsu inclusivo da SJJSAF. Ele também teve um momento marcante durante o evento, quando recebeu o 6º grau da faixa-preta. A graduação foi especial, vindo após 36 anos de prática do esporte, sendo 29 deles dedicados ao ensino da modalidade, e 24 como faixa-preta.

Adaptação com empatia

Seabra é fundador do instituto Fazendo a Diferença no Jiu-Jitsu, que atende alunos com vários tipos de deficiência. Seu propósito é “amar, servir e transformar vidas através do jiu-jitsu adaptado, proporcionando interação, socialização, autonomia e inclusão”, e planeja lançar um livro intitulado Quebrando Paradigmas com o Jiu-Jitsu Inclusivo.

Em entrevista ao Jornal Atual numa ocasião anterior, ele nos contou que sua motivação é a mudança que a inclusão no esporte traz aos alunos e também às suas famílias, com os pais e responsáveis estampando orgulho no olhar ao verem os filhos praticando as atividades.

Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão é uma iniciativa da prefeitura de Itaguaí através da Secretaria de Turismo e Esporte, com apoio da Assistência Social e da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência. Além do jiu-jitsu, há outras modalidades como futsal e parabadminton. As aulas são na quadra municipal do Monte Serrat às sextas, 10 e 14h (jiu-jitsu) enquanto as demais modalidades são às terças a quintas, 9h40 e 14h.

Leia também: Saiba quando procurar a UPA, a UBS ou a ESF

Deixe um comentário