UFRRJ comemora 5 anos do Núcleo de Articulação dos Acervos e Coleções

Na próxima terça-feira (30), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) celebra os cinco anos do NAAC (Núcleo de Articulação dos Acervos e Coleções), em um evento que promete interações, conversas e práticas educativas desenvolvidas a partir de seus acervos e coleções. Criado para valorizar a memória institucional e a riqueza científica da Rural, o núcleo vem se consolidando como espaço de diálogo, pesquisa e extensão.

Além de apoiar os museus e coleções já existentes, o NAAC tem o objetivo de promover debates sobre a importância das coleções científicas para o ensino, a produção acadêmica e a relação com a comunidade. O evento de aniversário será dividido em dois turnos: a parte da manhã, às 8h30, no Auditório Prof. Gusmão, Salão Azul (P1 – terceiro andar), e a parte da tarde, das 13h às 16h, no Museu Casa do Reitor – Centro de Memória.

A programação da manhã começará com uma mesa de abertura que contará com a presença do reitor da universidade, Roberto Rodrigues, da Pró-Reitora de Extensão, Maria Ivone Martins, do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Marcos Pasche, da coordenadora do CEAD, Gabriela Rizzo, e da coordenadora do NAAC, Andressa Esteves. Logo depois, haverá a palestra “Museus e Coleções como Espaços de Formação e Experiências Educativas”, ministrada por Aline Miranda e Souza, educadora museal do Museu Nacional/UFRJ.

Já no turno da tarde, os visitantes poderão prestigiar uma exposição comemorativa, que reforça a importância do núcleo no fortalecimento da cultura científica e no incentivo ao acesso público. A celebração dos cinco anos do NAAC simboliza um marco na história da UFRRJ, evidenciando o compromisso da instituição com a preservação, conservação e popularização de seus acervos. Esse esforço reflete não apenas na comunidade acadêmica, mas também no diálogo constante com a sociedade.

Leia mais: Passaporte Cultural convida público a explorar as riquezas de Itaguaí

Deixe um comentário