O Sarau da Casa acontece mensalmente na Casa de Cultura de Itaguaí, e na última sexta (26), contou com a participação da escritora Doroti Cercato, que falou sobre seu mais novo livro, “Quando o Gato Vira Gente”. Durante o encontro, a autora falou sobre sua inspiração para escrever.
“Eu nunca tive gato na infância, nem cachorro, não tive a experiência. Então o que me impressionou nesse gatinho que me adotou, eu fui percebendo, o quanto o gato é semelhante ao ser humano: como ele tem atitudes do ser humano, o jeito do ser humano. Por exemplo, quando espera alguma coisa, ele fica com as quatro patinhas juntas, e o olhar dele, a gente percebe o que ele quer pelo olhar. Ele é expressivo, então sabemos quando está zangado, com raiva, ou se quer carinho.” Ela ainda citou a necessidade de ir para a rua e o instinto caçador dos felinos como algo semelhante aos humanos, e acredita que, em sua casa, o gato “virou gente”.
Doroti também falou sobre as dificuldades de ser uma escritora, começando pelo processo de publicação do livro, que passa por aprumar o texto e encontrar uma editora, e também sobre a perspectiva de ser uma mulher no mercado editorial, ainda majoritariamente masculino. Ela relembrou seu primeiro livro, “O Filho do Meio”, que foi o primeiro a ser editado na cidade de Itaguaí. A obra é uma coletânea escrita ao longo de vinte anos, que Doroti quis dar de presente à mãe. Já o segundo livro, uma antologia chamada “O Menino, a Mãe e o Futebol”, foi uma homenagem a seu filho.
Ao final, a autora realizou uma sessão de autógrafos. Houve ainda uma citação coletiva de um poema infantil de Doroti, “O Trem do Tio”, que lhe rendeu o segundo lugar no Primeiro Concurso Regional de Poesia da Costa Verde, em 1991. Ao longo do sarau, houve espaço para outros artistas recitarem suas poesias, e também uma apresentação infantil ao som da música “História de Uma Gata”. O evento também contou com música ao vivo (voz e violão). “Quando o Gato Vira Gente” está disponível para compra online em versão física e digital.
Leia também: Congresso Brincar reúne mais de 800 educadores em Itacuruçá
