Nesta terça-feira (7), a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), em Itaguaí, recebeu uma comitiva da Marinha do Brasil com o objetivo de estreitar laços e avaliar uma nova parceria estratégica. A visita técnica teve como pauta a possível construção da nova porta batel do Dique Almirante Régis, o principal dique da Força Naval brasileira, nas instalações industriais da Nuclep.
Participaram da visita o contra-almirante (EN) Mauro Nicoloso Bonotto, o engenheiro de projetos navais Rubens Rodrigues da Silva e o capitão de Mar e Guerra (EN) Maximiliano Santos Tavares. Eles foram recepcionados pelo presidente da Nuclep, Alexandre Vianna, e pelo gerente-geral da presidência, Adeilson Telles. A reunião também contou com a presença dos colaboradores André Abrantes, Eduardo Carvalho, Evandro Monteiro, Luís Macedo, Miguel Belmonte e Rafael Sampaio.
Após o encontro institucional, os representantes da Marinha percorreram as instalações fabris da companhia, conhecendo de perto a capacidade técnica da estatal em obras de grande complexidade e relevância para a defesa nacional. “O Dique Almirante Régis completará 100 anos em 2026. Sua atual porta, construída com tecnologia de rebites, apresenta dificuldades de manutenção. A ideia de trazer esse projeto para a Nuclep é aproveitar sua experiência e excelência técnica em grandes obras”, destacou o contra-almirante Bonotto.

A visita reforça a histórica parceria entre a Marinha do Brasil e a Nuclep, consolidando a empresa como uma das principais referências do país em engenharia pesada, fabricação de equipamentos estratégicos e projetos voltados à soberania e à defesa nacional.