Corpus Christi agora é feriado estadual; Rio é o primeiro a adotar a data

O Dia de Corpus Christi agora é feriado estadual no Rio de Janeiro. A decisão, sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial desta na quinta-feira (23), torna o estado o primeiro do Brasil a oficializar a data religiosa. 

A medida está prevista na Lei nº 11.002/2025, proposta pelos deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN), com coautoria de Rodrigo Bacellar (União), Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (SDD). O texto recebeu aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e foi sancionado pelo Executivo.

Tradição e turismo religioso

Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo” em latim, é uma das celebrações mais antigas do calendário católico. A data, celebrada na primeira quinta-feira após 60 dias do Domingo de Páscoa, comemora o sacramento da eucaristia. Até então, o feriado era apenas ponto facultativo no calendário federal, ficando a cargo dos estados e municípios decidir sobre sua adoção.

Com a mudança, o fechamento do comércio e de repartições públicas passa a ser obrigatório, e quem trabalhar no dia terá direito a pagamento em dobro ou folga compensatória. O governo estadual destacou que a medida fortalece o calendário de eventos e o turismo religioso, movimentando a economia de várias cidades.

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, ressaltou o trabalho conjunto dos parlamentares. “Temos compromisso com a Igreja Católica e com o povo fluminense. Essa aprovação é resultado de união e respeito à fé”, destacou.

Dúvida comum e impacto econômico

Após o anúncio nas redes oficiais do Governo do Rio, muitos internautas perguntaram se a data já não era feriado nacional. Em resposta, o governo explicou que o Corpus Christi nunca teve status de feriado federal e era apenas ponto facultativo. Ou seja, cada estado decidia se parava ou não.

Com a nova lei, o Rio de Janeiro se destaca como o primeiro estado do país a oficializar a data. A expectativa é que o feriado estimule o turismo, principalmente em municípios com tradição religiosa, como São Gonçalo, Petrópolis e Paraty.

Leia mais: Santa Cruz terá shopping com cinema, academia e supermercado

Deixe um comentário