A partir da última segunda-feira (27), se iniciaram as obras do programa Margem dos Rios no bairro da Mangueira, em Itaguaí. A ação faz parte de um conjunto de intervenções voltadas à recuperação ambiental das margens dos corpos hídricos nas regiões hidrográficas da Baía de Ilha Grande e Guandu.
A primeira área contemplada é na margem do canal da Mangueira, onde será criada uma nova área pública com espaços para a prática de atividades físicas e de convivência com bancos e paisagismo. A secretária municipal de Planejamento, Elisa Giovanna, destacou: “Ali nós vamos fazer uma área de lazer. O programa traz uma quadra de beach tênis, mais um campo, playground e área de convivência. Era um espaço ocioso, que hoje vai ganhar vida, limpeza e utilidade”.
De acordo com Elisa, além de gerar um novo ponto de encontro para os moradores, o programa ajuda a combater o descarte irregular de lixo. “Essa obra traz benefício direto para a população, principalmente para as crianças. Um local que acumulava lixo agora vai ser um ambiente seguro e agradável”, afirmou.
O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, o Dr. Rubão, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade: “Essa obra traz benefício direto para a população, principalmente para as crianças. Um local que acumulava lixo agora vai ser um ambiente seguro e agradável.”
Outras áreas da cidade podem ser contempladas
Com caráter ambiental e social, o programa Margem dos Rios, iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) dentro do projeto Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, aproveita áreas não edificantes (que não podem receber construções), para transformá-las em espaços de lazer e convivência. No bairro da Mangueira, as obras ocorrem em parceria com a prefeitura de Itaguaí.
Outras áreas de Itaguaí já estão sendo mapeadas pela Secretaria de Planejamento para futuras etapas do projeto. “Estamos verificando outros pontos com espaço suficiente para receber o programa. A ideia é ampliar essa iniciativa para mais bairros”, declarou a secretária Elisa.
Leia também: Karpowership amplia capacitação marítima na Costa Verde