Os profissionais da rede municipal de Educação de Seropédica promoveram, nesta segunda (10), uma manifestação em frente à sede da prefeitura. O protesto, organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Seropédica/Paracambi), cobrou explicações sobre o atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido depositados no último dia 6.
Durante o ato, a categoria realizou uma vigília no local até que uma comissão fosse recebida pela administração municipal. O grupo, que contou com a presença do coordenador-geral do Sepe Central, Diogo de Andrade, foi recebido pelo prefeito Professor Lucas e parte do secretariado.
Na reunião, o prefeito se comprometeu a quitar os salários atrasados até quarta-feira (12). Também foram discutidas outras reivindicações apresentadas pelo sindicato, como reajuste salarial, realização de concurso público, implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos funcionários da Educação e questões relacionadas a perícias médicas.

A gestão municipal afirmou que pretende conceder um reajuste ainda em 2025, mas não informou o percentual. Garantiu, ainda, o pagamento do 13º salário dentro do prazo legal e aceitou a criação de um grupo de trabalho conjunto com o Sepe para tratar do PCCS. Segundo o governo, há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em andamento que prevê a realização de concurso público para a área, e o sindicato poderá acompanhar o processo por meio de seu departamento jurídico.
O Executivo também assegurou o abono das faltas registradas entre os dias 6 e 13 de novembro para servidores que não compareceram ao trabalho devido ao atraso salarial.
Três novas reuniões foram marcadas entre o sindicato e representantes da prefeitura: duas no dia 19 de novembro com o procurador-geral, para tratar do concurso, e com o subsecretário de Administração, para discutir os repasses do PASEP; e outra no dia 15 de dezembro, voltada às pautas salariais.
O Sepe Seropédica/Paracambi afirmou que continuará mobilizado até que as reivindicações da categoria sejam atendidas.
Leia também: Manifestação cobra do HMSFX melhorias no atendimento após morte de adolescente picado por cobra