Contas rejeitadas e comissão processante colocam Rubão sob pressão

Na última terça (18), a Câmara Municipal de Itaguaí reprovou as contas da prefeitura relativas ao ano de 2023, que foram julgadas irregulares. Antes disso, as contas também haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Agora, o parecer segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode adotar medidas cabíveis que poderiam deixar o prefeito Rubem Vieira, o Dr.Rubão, inelegível por oito anos. Ele teve votos favoráveis dos vereadores Fábio Rocha, Sandro Hermínio, Alex Alves e Paty Bumerangue, com o resto da Câmara votando pela reprovação.

Também na terça-feira, a Câmara Municipal abriu uma comissão processante contra Rubão cobrando explicações sobre o abastecimento de soro antiofídico na rede municipal de saúde. Esta é a terceira tentativa de impeachment em cinco meses, todas na gestão do atual presidente da Câmara, Haroldo Jesus, que foi prefeito interino enquanto Rubão esteve impedido de tomar posse do cargo por decisão da Justiça Eleitoral.

A comissão processante ocorre após a morte do estudante Miguel, de 13 anos, por picada de cobra; o Hospital Municipal São Francisco Xavier carecia do soro antiofídico para tratá-lo. Das comissões processantes abertas anteriormente, a primeira, uma CPI instaurada para investigar supostas obras pagas e não executadas, foi considerada irregular pela Justiça, com determinação do STF para encerramento do impeachment. Já a segunda foi interrompida após um juiz identificar citações jurídicas inexistentes no relatório, indicando possível uso de textos gerados por inteligência artificial sem verificação.

Aliados de Rubão afirmam que o objetivo da oposição é retomar o comando político da cidade, enquanto os vereadores oposicionistas dizem estar apenas atuando dentro de seu papel fiscalizador. Enquanto isso, o prefeito segue administrando o município, pelo menos, até o julgamento final dos processos.

Leia também: Deputada Laura Carneiro anuncia novos investimentos em Itaguaí

Deixe um comentário