A Cedae realiza nesta quinta-feira (27), das 8h às 18h, mais uma etapa das obras de recuperação da barragem de captação do Sistema Serra do Piloto, em Mangaratiba. A manutenção, que integra um conjunto de intervenções voltadas para ampliar a segurança hídrica do município, exige a interrupção temporária do abastecimento em diversos bairros.
De acordo com a Cedae, durante o serviço, o fornecimento de água ficará suspenso para os bairros Bela Vista, Centro, Ibicuí, Junqueira, Nova Mangaratiba e Praia do Saco, além do trecho da RJ-114 localizado no município. Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento será retomado, porém a normalização plena pode levar até 24 horas, devido ao tempo necessário para pressurização das redes.
Além disso, a Companhia destaca que imóveis com caixa-d’água ou cisterna não devem sofrer impactos significativos. No entanto, como nem todos possuem reservatórios, a orientação é que os moradores armazenem água para o período e adiem atividades que não sejam essenciais. Um esquema especial com caminhões-pipa foi montado para garantir o atendimento a serviços essenciais, como hospitais e escolas, assegurando que eles continuem funcionando normalmente.
Para facilitar o atendimento à população, a Cedae reforça que solicitações emergenciais podem ser feitas pelo telefone 0800-282-1195, canal oficial para orientações e suporte durante a paralisação.
Obras seguem em andamento
As intervenções fazem parte de um projeto maior de manutenção, que vem sendo executado para garantir uma oferta de água mais estável e segura ao município, sobretudo no período de estiagem, entre maio e outubro. A previsão é que a reforma completa seja concluída até o início de 2026, quando o sistema deverá operar com maior eficiência e menor risco de interrupções prolongadas.