O prefeito em exercício de Itaguaí, Haroldo Jesus Neto, iniciou seu novo período à frente do Executivo com uma mudança ampla no comando da administração municipal. Em seu primeiro ato oficial, ele publicou o Decreto nº 4.968, nesta quinta-feira (27), que exonera todos os secretários municipais, o procurador-geral do município, o controlador-geral e o presidente do Itaprevi — Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itaguaí.
O decreto, divulgado nos atos oficiais da Prefeitura, afirma que a medida atende à “necessidade de adequação da máquina pública para a execução das tarefas a serem executadas pela nova administração”, afirma Haroldo Jesus, que se identifica no documento como “Prefeito em Exercício”.

Exonerações atingem todas as pastas estratégicas
Segundo o artigo 1º do decreto, as exonerações ocorrem simultaneamente e abrangem áreas essenciais da gestão municipal, como Fazenda, Saúde, Educação, Administração, Obras, Meio Ambiente, Assistência Social e demais pastas que compõem o primeiro escalão. O texto não faz nomeação de substitutos imediatos, tampouco anuncia interinos para as pastas.
A expectativa é de que os próximos decretos tratem da recomposição do primeiro escalão, definição de diretrizes e redistribuição de funções até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida sobre a situação eleitoral do município.
Leia mais: Na posse, Haroldo anuncia resposta a “saqueadores”