O Detran RJ abrirá, neste sábado (29), os postos de identificação civil em todo o Estado para realizar atendimento exclusivo a idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) que precisam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação busca atender à alta demanda de idosos que necessitam do documento para realizar a prova de vida.
Para esse atendimento especial, não será necessário agendamento prévio. Os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada) e o número do CPF. Os postos funcionarão das 8h às 12h, enquanto as unidades localizadas em shoppings atenderão das 10h às 14h. Não haverá atendimento no Shopping Iguatemi (Vila Isabel), na unidade da FIA (Botafogo), na Muzema, todas na capital, e nos municípios de Miguel Pereira, Santa Maria Madalena e Cambuci.
Laudo médio para PCDs
No caso das pessoas com deficiência, será obrigatório apresentar laudo médico que comprove o tipo e o grau da deficiência, incluindo o respectivo código CID. Também é recomendado levar comprovante de residência e, para cidadãos naturalizados, o certificado de naturalização.
A nova CIN, emitida pelo Detran RJ desde 2023, utiliza o CPF como número único de identificação. O modelo antigo, com número de RG, segue válido até 2032.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, destacou o compromisso do órgão em ampliar o acesso ao serviço: “Estamos trabalhando para agilizar e facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para idosos e PCDs. Nosso objetivo é oferecer um atendimento mais acessível e reduzir significativamente o tempo de espera. O Detran RJ segue empenhado em melhorar a vida dos cidadãos fluminenses”.
Leia mais: Senac RJ e SECEC-RJ qualificam gestores municipais de Cultura