Jiu-jítsu inclusivo de Itaguaí brilha no World Tour em Teresópolis

A galerinha do Jiu-jítsu adaptado do projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão voltou a se destacar neste fim de semana. Desta vez, os atletas brilharam no World Tour de Jiu-Jitsu Inclusivo da Federação Sul-Americana de Jiu-Jitsu Esportivo (SJJSAF), realizado no último sábado (29), em Teresópolis. O evento celebra a participação de atletas em um ambiente que valoriza o aprendizado, a convivência e a superação, deixando de lado a lógica competitiva para promover lições de vida e alegria.

O Jiu-jítsu inclusivo adapta regras, técnicas e treinos para acolher pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais, garantindo segurança e desenvolvimento eficiente. Além de promover inclusão social, essa modalidade fortalece a aptidão física, a autoconfiança e a autonomia dos praticantes, oferecendo também uma identidade esportiva.

A inclusão no Jiu-jítsu depende de instrutores especializados que ajustam o ensino e estruturam ambientes seguros. Entre esses profissionais está André Seabra, faixa-preta 6° grau e professor do projeto em Itaguaí. Ele celebrou o desempenho dos alunos: “Mais uma vez, eles representaram nossa querida cidade de Itaguaí com garra e determinação. Cada conquista é um passo importante para a inclusão e o desenvolvimento do esporte adaptado”.

Com 36 anos de prática no Jiu-jítsu e 29 dedicados ao ensino, Seabra também soma 24 anos como faixa-preta, sendo referência na modalidade.

Mantido pela Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, o projeto Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão atende hoje 45 alunos matriculados no Jiu-jítsu adaptado, 20 deles participaram do evento.

Deixe um comentário