Ilha dos Gatos pode ter novo desfecho após denúncia na Alerj

Com dezenas de gatos abandonados e vivendo sem assistência, a Ilha Furtada, conhecida como Ilha dos Gatos, em Mangaratiba, na Costa Verde, pode enfim ter um novo desfecho. Após fiscalizar a área no último sábado (6), o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Alerj, deputado Marcelo Dino (União-RJ), enviou um ofício solicitando que a Polícia Militar receba uma embarcação para realizar o resgate dos felinos.

O documento, assinado também pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB), presidente da Comissão Cumpra-se, reforça a parceria entre ambos, que já rendeu uma audiência pública neste mês na Assembleia Legislativa. A fiscalização contou com apoio da Prefeitura de Mangaratiba.

O ofício foi encaminhado à Comissão de Orçamento da Alerj e pede a aprovação de recursos para a compra do bote destinado às operações da PM, tanto para o resgate dos animais quanto para futuras ações, incluindo enfrentamento ao crime organizado na região.

 Deputado Marcelo Dino e representantes da Prefeitura de Mangaratiba
Deputado Marcelo Dino e representantes da Prefeitura de Mangaratiba durante fiscalização na Ilha dos Gatos

Nesta quinta-feira (11), Marcelo Dino voltou a denunciar, em suas redes sociais, as condições encontradas na Ilha Furtada. Segundo ele, a situação ultrapassa o abandono animal e já representa risco à saúde pública. “É um problema ambiental e de saúde pública também. A alta concentração de fezes dos gatos, somada à baixa circulação de água, aumenta o risco de toxoplasmose para a população e compromete o ecossistema local”, afirmou o deputado, destacando ainda a preocupação com moradores e turistas que consomem frutos do mar da região.

Leia mais: Formatura de agentes de saúde em Mangaratiba reúne 80 profissionais

Deixe um comentário