Reciclando bonecas e espalhando solidariedade

Pelo segundo ano consecutivo, artesãs da Vila Geny, em Itaguaí, transformam bonecas usadas em presentes especiais para crianças, unindo ação social, criatividade e preservação do meio ambiente. Uma bela e significativa iniciativa é promovida pelo grupo Artesãs da Vila, formado por mulheres da comunidade de Vila Geny, em Itaguaí, que decidiram dar um novo destino a bonecas velhas, muitas delas retiradas do ambiente e que seriam descartadas de forma inadequada. A ação teve início no ano passado e vem ganhando força pela sua proposta sustentável e solidária.

Ajuda ao meio ambiente

As bonecas passam por um cuidadoso processo de recuperação antes das doações. Segundo as artesãs, os brinquedos são higienizados, esterilizados e recebem novas roupas confeccionadas a partir de materiais reaproveitados, garantindo segurança, beleza e qualidade para as crianças que as recebem em embalagens especialmente decoradas. De acordo com a artesã Fabiana Simões, líder do projeto social do grupo, que é popularmente conhecida como Bia, o objetivo vai além da doação. “Nós esterilizamos, colocamos roupinhas novas e embalamos para dar de presente para as crianças. O intuito da gente é a reciclagem, para ajudar o meio ambiente e dar um presente bonito que a criança nunca teve oportunidade de ganhar”, explica.

Várias pessoas com Papai Noel, posando para foto
O projeto social completou o segundo ano, com distribuição de brinquedos e de alimentos

Foco na reciclagem

Fabiana destaca ainda que a reciclagem é o principal nicho do trabalho desenvolvido pelas artesãs. “Nós temos como nicho a reciclagem das roupas. Assim, damos para as crianças uma boneca linda e perfeita”, afirma, ressaltando o cuidado em ressignificar cada peça com carinho e atenção aos detalhes.

Com a ação, o grupo Artesãs da Vila reforça a importância de iniciativas comunitárias que promovem inclusão social e consciência ambiental. Assim, mostram que pequenos gestos podem gerar grandes impactos na vida das crianças e no cuidado com o planeta. Além dos brinquedos, o grupo também arrecada alimentos para doarem a 15 famílias em situação de vulnerabilidade social. Fabiana acrescenta que na data da entrega dos brinquedos as famílias que comparecem ainda são recepcionadas em um almoço. Também podem garantir peças de roupas disponíveis num bazar solidário.

Leia também: Natal que aproximou: ações solidárias levaram cuidado e alegria a comunidades de Itaguaí

Deixe um comentário