A Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba anunciou a ampliação da oferta educacional na Escola Municipal de Educação Especial Emanuela Ribeiro de Souza, que, a partir do ano letivo de 2026, passará a oferecer o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). A unidade é voltada exclusivamente ao atendimento de alunos com deficiência (PCDs).
A iniciativa representa um importante avanço na política de educação inclusiva do município, ao garantir a continuidade da trajetória escolar dos estudantes dentro da própria rede municipal, em um ambiente preparado, acolhedor e alinhado às diretrizes pedagógicas da educação especial.
Com a implantação do segundo segmento do Ensino Fundamental, serão abertas 30 novas vagas, o que também permitirá a ampliação do número de vagas no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), fortalecendo ainda mais o atendimento educacional especializado.
De acordo com a Secretaria de Educação, a medida reforça o compromisso da gestão municipal com o acesso à educação de qualidade, inclusão social e igualdade de oportunidades para todos os alunos.
Pais e responsáveis interessados devem procurar a Escola Municipal Emanuela Ribeiro de Souza ao longo do mês de janeiro, para obter informações sobre inscrição e matrícula para o ano letivo de 2026.