Mais uma excelente oportunidade para professores na Rede Estadual de Ensino. Nesta segunda-feira (19), o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro traz o edital para o processo seletivo para a contratação por prazo determinado de até 1.750 docentes. Os professores contratados deverão atuar nos anos iniciais e finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio, para os anos letivos de 2026 e 2027. “A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que busquem oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar. Sou professora e sei a importância de termos esses profissionais. Isso é fundamental para toda a sociedade”, destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Vagas em diferentes possibilidades
As vagas estão divididas da seguinte forma: até 15 vagas para professor para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental com carga horária de 22 horas semanais, para suprir as carências nas Unidades Escolares Indígenas; até dez vagas para professor com carga horária de 18 horas semanais, para suprir as carências nas Unidades Escolares Indígenas; até dez vagas de professor com carga horária de 30 horas semanais, para suprir as carências nas Unidades Escolares Indígenas; até 15 vagas de professor docente II, com carga horária de 22 horas semanais, para suprir as carências na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Prisionais e Socioeducativas; até 1.500 vagas de professor docente I com carga horária de 18 horas semanais, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; até 200 vagas de professor docente I com carga horária de 30 horas semanais, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Seleção simplificada
De acordo com o edital, a contratação será através de um processo de seleção simplificada, em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, consistente na avaliação de títulos e experiência do candidato como regente de turma dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os interessador podem fazer as inscrições por meio do site https://abre.ai/candidatodocenteficha, até o dia 30 de novembro deste ano. Elas serão reabertas em 2027, no período de 1º de fevereiro a 30 de novembro. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o tipo de vaga, o Município, a Regional e a(s) disciplina(s) aos quais pretende concorrer.
Remuneração compatível com plano de carreira
Após finalizada a inscrição, o candidato passará a constar na lista classificatória, aguardando possível convocação, que ocorrerá na medida das necessidades identificadas. Quando convocado, o candidato deverá comparecer à Coordenadoria de Inspeção Escolar da Regional, no dia e horário indicado na convocação. Deve portar documentação pessoal e documentos comprobatórios da formação mínima necessária para exercício na(s) disciplina(s) selecionada(s), para avaliação da Coordenadoria de Inspeção Escolar. A remuneração dos professores contratados temporariamente obedecerá aos padrões remuneratórios do plano de carreira dos professores docentes I – 18 e 30 horas e professores docentes II – 22 horas da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Seeduc, todas as informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado estarão disponíveis no endereço eletrônico https://www.seeduc.rj.gov.br.