Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ilha da Madeira, em Itaguaí, realizaram, nesta quarta-feira (28), ação da campanha Janeiro Roxo. Moradores receberam orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase.
A iniciativa destacou o acesso gratuito ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Equipes reforçaram a importância da identificação precoce da doença.
Informação dentro e fora da unidade
As orientações começaram dentro da unidade de saúde da Ilha da Madeira. Equipes esclareceram dúvidas, distribuíram materiais educativos e orientaram usuários. A mobilização seguiu para a Praça Vicente Cicarino, no Centro, em Itaguaí.
Profissionais entregaram folhetos informativos a pessoas que circulavam pelo local. Durante a ação, equipes informaram que a hanseníase tem cura. Se for com o tratamento adequado, interrompe a transmissão da doença.
Diagnóstico precoce salva vidas
Os profissionais destacaram sinais como manchas na pele com alteração de sensibilidade. Dormência e formigamento também exigem atenção imediata. A orientação indica procurar a unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma.
A equipe reforçou a importância da avaliação precoce e utilizou a informação como estratégia de cuidado e acolhimento. A ação também buscou combater preconceitos relacionados à hanseníase.
Leia mais: Hospital do Olho inicia entrega de óculos gratuitos em Itaguaí