A Secretaria de Saúde de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (5), a 1ª Reunião da Rede de Prevenção e Enfrentamento às Violências – Rede VIVA, no Centro Cultural Cary Cavalcanti. O encontro reuniu representantes de diversos setores do poder público com o objetivo de fortalecer a articulação entre os serviços municipais e ampliar o cuidado integral à população.
Com o tema “A Construção da Rede Intersetorial Estratégica de Proteção à Vida”, a reunião destacou a importância da atuação conjunta entre as áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública e demais políticas públicas. A proposta é garantir respostas mais rápidas, responsáveis e humanizadas, especialmente em casos relacionados à saúde mental e às diferentes formas de violência.
Atuação integrada para proteção à vida
Durante o encontro, foram debatidas estratégias de acolhimento, prevenção e acompanhamento contínuo de casos sensíveis, além da necessidade de ampliar o diálogo entre os serviços públicos para evitar reincidências e assegurar suporte adequado às pessoas em sofrimento psíquico.
Outro ponto de destaque foi o papel das escolas como espaços fundamentais de escuta e identificação precoce de sinais de violência ou sofrimento emocional entre crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de proteção desde a base educacional. A mensagem central da ação reforçou a importância do acolhimento e da escuta ativa, com o lema: “Eu te vejo, eu te ouço, eu sei onde você está”, evidenciando o compromisso do município com a proteção à vida.
Canais oficiais de apoio à população
Durante a reunião, também foram divulgados os canais oficiais de apoio, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), orientando a população sobre onde buscar ajuda sempre que necessário.