Alegria, animação e homenagens no Carnamar 2026

Há pouco menos de uma semana de ter realizado um MangaraFolia bem-sucedido, no domingo (1º), com a Banda Chiclete com Banana atraindo milhares de pessoas para a orla da Praia do Saco, a cidade viveu outro concorrido pré-carnavalesco no sábado (7). Tratou-se do Carnamar, que reuniu cerca de 400 embarcações, segundo informações da prefeitura. Elas desfilaram num percurso de pouco mais de três horas entre Itacuruçá e Muriqui, num evento marcado pela alegria, animação, homenagem e irreverência.

Embarcação enfeitada
Manifesto em meio à festa: a irreverente crítica a Donald Trump (FOTOS RICHARD CARRASCO)
O prefeito dando um adeus
O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro, de uma embarcação, distribuiu efusivos cumprimentos

Equipes de olho na segurança

Com segurança reforçada, contando com equipes da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros, da Fiscalização Ambiental e de secretarias municipais como as de Saúde, Serviços Públicos e de Segurança, a folia náutica contou com variadas embarcações, incluindo a “Lixo Zero”, que recolhia detritos produzidos pelas demais; barcos de pescadores; lanchas de variados tipos e dimensões; e muitos jet skis. Atrações à parte foram o animado saveiro da terceira idade, os carros embarcações e aquelas que prestaram homenagens aos saudosos Roberto Monsores e Sílvio Santos.

Embarcação Lixo Zero
O bloco da conscientização teve uma embarcação para chamar de sua

Trajeto de Itacuruçá a Muriqui

Chamou ainda a atenção a embarcação que aproveitou a festa para manifestar um protesto contra o presidente dos Estados unidos, com uma ornamentação destacando a expressão “Trump é o clr!”, aludindo impropério contra o dirigente norte-americano, dando um caráter de crítica política em meio à festa. Uma imensa chata movimentada com a ajuda de um rebocador serviu de palco para os DJs Bacalhau (FM O Dia) e Batata animarem o público durante o trajeto. No retorno a Itacuruçá, as embarcações se ajuntaram nas proximidades do cais, onde a chata serviu de palco para o show ao vivo da banda mineira Baianeiros.

Os Baianeiros se apresentando
Banda Baianeiros: mineiros trouxeram alegria e muitos hits para a festa
Pessoas alegras bailando numa embarcação
Caverna em Alto Mar: nova versão da animação já garantida em terra

Embarcações premiadas

Antes do show houve um momento dedicado à premiação das embarcações. Na categoria “Pequeno Porte” o primeiro lugar foi para o Mounjaro, seguido de Fifia das Galáxias e da Vera. No conjunto “Alegoria”, o primeiro lugar ficou com a Liga da Cachaça; o segundo com a Perdidos na Selva; e o terceiro com Chapolândia. No que tange à “Animação”, Chapolândia venceu, Liga da Cachaça ficou em segundo, e Perdidos na Selva em terceiro.

Embarcação enfeitada
A embarcação Monjouro ficou em primeiro lugar entre as pequenas
Foliões dançando numa embarcação
Fifia das Galáxias: segunda entre as pequenas e homenagem a Roberto Monsores
Embarcação enfeitada
Liga da Cachaça venceu em alegoria e ficou em segundo em animação
Embarcação da Chapolândia enfeitada
A Chapolândia conquistou em animação e foi a terceira em alegoria
Grande embarcação toda enfeitada
Perdidos na Selva foi segunda em alegoria e ganhou o terceiro lugar em animação

Prefeito com animação presente

Inaugurando nova data, na semana anterior ao Carnaval, a folia marítima contou com a marcante presença do prefeito Luiz Cláudio Ribeiro. Durante todo o trajeto, acompanhado da esposa, ele se mostrou bastante entusiasmado com a realização do evento, distribuindo cumprimentos entre os passageiros das demais embarcações. Na concentração em Itacuruçá, o prefeito subiu à chata transformada em palco, de onde demonstrava grande animação. Dali ele falou do apoio que vem recebendo dos vereadores naquilo que classificou como esforço para trazer desenvolvimento para a cidade. Destacou ainda do potencial turístico do município e dos eventos que vem dinamizando esse setor da economia, trazendo dividendos e empregos. Por fim, prometeu dar sequência aos investimentos para trazer grandes artistas para as futuras edições do Carnamar.

Carros em formato de embarcação navegando
Os carros embarcação foram atrações à parte no percurso náutico

Leia também: MangaraFolia reúne multidão e faz história em Mangaratiba

Deixe um comentário