Há pouco menos de uma semana de ter realizado um MangaraFolia bem-sucedido, no domingo (1º), com a Banda Chiclete com Banana atraindo milhares de pessoas para a orla da Praia do Saco, a cidade viveu outro concorrido pré-carnavalesco no sábado (7). Tratou-se do Carnamar, que reuniu cerca de 400 embarcações, segundo informações da prefeitura. Elas desfilaram num percurso de pouco mais de três horas entre Itacuruçá e Muriqui, num evento marcado pela alegria, animação, homenagem e irreverência.


Equipes de olho na segurança
Com segurança reforçada, contando com equipes da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros, da Fiscalização Ambiental e de secretarias municipais como as de Saúde, Serviços Públicos e de Segurança, a folia náutica contou com variadas embarcações, incluindo a “Lixo Zero”, que recolhia detritos produzidos pelas demais; barcos de pescadores; lanchas de variados tipos e dimensões; e muitos jet skis. Atrações à parte foram o animado saveiro da terceira idade, os carros embarcações e aquelas que prestaram homenagens aos saudosos Roberto Monsores e Sílvio Santos.

Trajeto de Itacuruçá a Muriqui
Chamou ainda a atenção a embarcação que aproveitou a festa para manifestar um protesto contra o presidente dos Estados unidos, com uma ornamentação destacando a expressão “Trump é o clr!”, aludindo impropério contra o dirigente norte-americano, dando um caráter de crítica política em meio à festa. Uma imensa chata movimentada com a ajuda de um rebocador serviu de palco para os DJs Bacalhau (FM O Dia) e Batata animarem o público durante o trajeto. No retorno a Itacuruçá, as embarcações se ajuntaram nas proximidades do cais, onde a chata serviu de palco para o show ao vivo da banda mineira Baianeiros.


Embarcações premiadas
Antes do show houve um momento dedicado à premiação das embarcações. Na categoria “Pequeno Porte” o primeiro lugar foi para o Mounjaro, seguido de Fifia das Galáxias e da Vera. No conjunto “Alegoria”, o primeiro lugar ficou com a Liga da Cachaça; o segundo com a Perdidos na Selva; e o terceiro com Chapolândia. No que tange à “Animação”, Chapolândia venceu, Liga da Cachaça ficou em segundo, e Perdidos na Selva em terceiro.





Prefeito com animação presente
Inaugurando nova data, na semana anterior ao Carnaval, a folia marítima contou com a marcante presença do prefeito Luiz Cláudio Ribeiro. Durante todo o trajeto, acompanhado da esposa, ele se mostrou bastante entusiasmado com a realização do evento, distribuindo cumprimentos entre os passageiros das demais embarcações. Na concentração em Itacuruçá, o prefeito subiu à chata transformada em palco, de onde demonstrava grande animação. Dali ele falou do apoio que vem recebendo dos vereadores naquilo que classificou como esforço para trazer desenvolvimento para a cidade. Destacou ainda do potencial turístico do município e dos eventos que vem dinamizando esse setor da economia, trazendo dividendos e empregos. Por fim, prometeu dar sequência aos investimentos para trazer grandes artistas para as futuras edições do Carnamar.

Leia também: MangaraFolia reúne multidão e faz história em Mangaratiba