Nos dias 23 e 24 de setembro, a cidade de Seropédica recebe pela primeira vez o BikeCine, projeto inovador de cinema sustentável que transforma a energia das pedaladas do público em eletricidade para exibição de filmes ao ar livre. Com sessões gratuitas, o evento acontecerá em um espaço montado na Rodovia Presidente Dutra, com patrocínio da Ecovias Rio Minas e viabilização via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Totalmente movido a energia limpa e renovável, o BikeCine une cultura, esporte, inclusão e sustentabilidade. O público pode escolher entre assistir sentado em uma das 150 cadeiras disponíveis ou pedalar em uma das 16 estações de geração de energia — sendo 12 bicicletas fixas e 4 bases para uso de bicicletas próprias.
Também há um espaço dedicado ao “pedal de mão”, pensado para garantir a participação de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade.
Programação cultural
Em ambas as datas, o BikeCine em Seropédica abre com uma sessão de curtas-metragens variados, seguida por um longa-metragem nacional.
– Terça-feira (23/09): O Auto da Compadecida 2, continuação da clássica história de João Grilo e Chicó.
– Quarta-feira (24/09): Mussum, o Filmis, cinebiografia do comediante e músico que integrou Os Trapalhões.
Os filmes contam com recursos de acessibilidade, e os ingressos podem ser reservados gratuitamente pelo site bikecine.com.br ou retirados presencialmente uma hora antes das sessões.
Como funciona o BikeCine
A tecnologia por trás do projeto transforma energia cinética das pedaladas em eletricidade para alimentar toda a estrutura, incluindo som, projetor, tela inflável Airscreen e outros equipamentos. O consumo médio de uma sessão é de 2.500 watts por hora, com cada ciclista gerando cerca de 200 watts. Um painel informa, em tempo real, o nível de energia gerada e se é preciso pedalar mais. Os participantes podem se revezar nas estações para tornar a experiência acessível e divertida. “O BikeCine reúne pautas fundamentais para a sociedade e o meio ambiente. Queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar e consciência ecológica de forma prática e colaborativa”, destaca Marco Costa, idealizador e coordenador do projeto.

Cinema, saúde e consciência ambiental
Desde seu lançamento em 2024, o BikeCine já passou por mais de 30 cidades brasileiras, com 71 sessões e mais de 10 mil espectadores. Em parceria com os projetos Cine Autorama e CineSolar, o evento promove uma experiência única que conecta o público à temática da mobilidade urbana, energia limpa e consumo consciente.
O BikeCine em Seropédica é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução, com produção da BikeCine e apoio da Ecovias Rio Minas.
Serviço
BikeCine em Seropédica
Data: 23 e 24 de setembro 2025
Horário: 18h30 e 19h30 (terça e quarta-feira)
Local: Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros
Endereço: Rodovia Presidente Dutra, Km 209 + 800 – RJ
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).
50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.