Na 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí, realizada na terça-feira (19), vereadores aprovaram por unanimidade uma série de Indicações em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. Antes do início da pauta, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Aparecida da P. de Azevedo Soares, irmã do vereador Alex Alves (PSD).
Indicações aprovadas
Entre as Indicações aprovadas, o presidente da Câmara Haroldo Jesus (PDT) solicitou o cumprimento da decisão judicial que determina o fornecimento de atendimento domiciliar (home care) ao bebê PCD Davi. Além deste tópico, solicitou a disponibilização um funcionário para a zeladoria e a higienização dos banheiros do Terminal Rodoviário da cidade.
Na área da saúde, a vereadora Rachel Secundo (PT) apresentou proposta para implantação de um programa odontológico especializado e gratuito voltado às mulheres vítimas de violência, consoante a Lei Maria da Penha e a Lei nº 15.116/2025. Ela também solicitou a intermediação junto à Secretaria Estadual de Saúde para viabilizar a implantação de um hospital regional em Itaguaí.
Esporte e infraestrutura urbana
O vereador Agenor Teixeira (Solidariedade) defendeu a construção de um espaço esportivo comunitário, com quadra, pista de caminhada e meia quadra de basquete, no bairro Coroa Grande, além da criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Piranema.
Outros vereadores apresentaram demandas voltadas para infraestrutura urbana. Sandro Hermínio (PSD) solicitou estudo técnico para criação de pontos de ônibus com cobertura e assentos no Parque Primavera, em Chaperó, e pediu a recuperação com manta asfáltica da Rua Antônio Santiago, no bairro Inoã.
Nando Rodrigues (Republicanos) sugeriu o lançamento da rede de esgoto no final da Rua Mazomba, no bairro Ibirapitanga, além de operação tapa-buraco na Rua C, no bairro 26 de Dezembro. Guilherme Farias (PL) apresentou pedido de tapa-buraco na Rua Bahia, no Centro, e reparo asfáltico na entrada do bairro Brisamar, na esquina da Rua Transversal Dois com Manoel Araújo dos Santos.
As demandas de manutenção urbana também incluíram pedidos do vereador Adilson Pimpo (Solidariedade), que solicitou limpeza, roçada e retirada de resíduos descartados irregularmente na Rua Júlio Verne, na Vila Margarida, e a realização de serviços de roçagem e manutenção no campo do bairro Itimirim. Já o vereador Fabinho Rocha (PP) apresentou indicações em caráter de urgência para a substituição das cisternas submersas do CIEP 496, no Monte Serrat, e para a limpeza das canaletas da Rua Orlando Carlos da Conceição, no bairro Coroa Grande.
Acesso à informação
Todas as matérias discutidas e aprovadas, assim como a íntegra das votações da 23ª Sessão Ordinária, estão disponíveis no site oficial e canal do YouTube da Câmara de Itaguaí.
Leia mais: Comissão Processante contra Rubão é anulada por mau uso de IA