Casa Porto reabre com nova proposta cultural na Ilha da Madeira

O Porto Sudeste acaba de entregar aos moradores de Itaguaí uma nova Casa Porto: mais moderna, adaptada às novas demandas e com atividades inéditas. A cerimônia de reinauguração ocorreu na última terça-feira, 30 de setembro, com a participação de representantes locais, trabalhadores e voluntários da empresa.

Localizada na Ilha da Madeira, em Itaguaí, a Casa Porto serve como base para projetos culturais e educacionais promovidos pela empresa e por instituições parceiras. Além de uma estrutura repaginada, o espaço recebeu um auditório climatizado para novas iniciativas de diálogo com os moradores. A Casa Porto fica na Rua João Cruz Neto, nº. 5. Ela fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O diretor do Porto Sudeste discursando para o público
Ulisses Oliveira enfatizou que a relação com quem mora perto é o objetivo maior quando o Porto Sudeste fala em responsabilidade social

Estreitando relações

Diretor de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade do Porto Sudeste, Ulisses Oliveira falou sobre a iniciativa durante o seu discurso na reinauguração. “Estreitar, cada vez mais, relação com quem mora perto do empreendimento é nosso objetivo maior quando falamos em responsabilidade social. A Casa Porto é um lugar de troca e de integração, uma vez que não existe desenvolvimento regional sem o desenvolvimento humano. Por isso, agradeço a todos que contribuíram direta e indiretamente com a construção desse espaço e todo o investimento emocional e de tempo para torná-lo cada vez mais integrado aos moradores de Itaguaí, em especial da Ilha da Madeira”, salientou.

Vivências compartilhadas

Nilcilene Cunha é presença constante nas ações promovidas no espaço e relata ter percebido uma mudança significativa na relação entre a empresa e a comunidade após a instalação da Casa Porto. “Em todas as oportunidades em que estive na Casa Porto e em seus projetos, tive uma troca muito importante de vivências com outros moradores e com profissionais do Porto. A chegada de uma nova empresa gera sempre um afastamento, mas a Casa Porto trouxe uma aproximação. Mostrou que uma empresa também pode chegar para somar à comunidade”, contou ela.

Duas participantes numa atividade de integração
Voltado para o incentivo à construção de um estilo de vida saudável, a ação oferece atividades físicas para participantes de todas as idades

Novas atividades previstas

Nos próximos meses, a Casa Porto será palco da sala de leitura do projeto Impacta ODS, que reunirá, semanalmente, turmas do Ensino Fundamental indicadas pela Escola Elmo Baptista Coelho para uma reflexão sobre cidadania e sustentabilidade. O objetivo é promover o incentivo à leitura e ao pensamento crítico tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. A cada encontro, será trabalhado um ODS de forma individual, por meio de atividades lúdicas e educativas.

O projeto Comunidade Ativa, promovido em parceria com a Rede de Voluntários, também retorna às instalações da Casa Porto. Voltado para o incentivo à construção de um estilo de vida mais saudável, a iniciativa promove aulas de atividades físicas com profissionais capacitados para dezenas de participantes de todas as idades. “Eu gosto muito do projeto, das pessoas. Para mim, foi de grande ajuda. Passei por uma perda alguns anos, e fiquei sem sair de casa. As meninas me deram força, me incentivaram a vir. Aqui a gente não faz só a atividade, mas conversa, brinca. Faz bem para tudo”, comentou Ana Quirino, integrante do Comunidade Ativa.

Leia também: UFRRJ comemora 5 anos do Núcleo de Articulação dos Acervos e Coleções

Deixe um comentário