Chuvas intensas mobilizam Defesa Civil de Itaguaí

Após as chuvas da noite desta segunda (19), a Defesa Civil de Itaguaí esteve presente nas ruas, reforçando a prevenção e segurança da população e vistoriando áreas de risco, avaliando as estruturas de casas afetadas. Em postagem nas redes sociais, os servidores foram registrados realizando interdições na rua General Bocaiúva, no Centro, e na orla da Ilha da Madeira, onde houveram deslizamentos de terra.

As chuvas causaram alagamentos que invadiram casas, causando danos materiais e ilhando famílias, com crianças precisando se abrigar em lajes. No bairro Ibirapitanga, uma árvore foi derrubada durante o temporal e caiu sobre uma residência, que foi totalmente destruída; os moradores estavam no local durante o ocorrido, mas não foram feridos e passaram a noite na casa de parentes.

Em Mangaratiba, no distrito de Muriqui, houve interdições na estrada de Junqueira e na rua Tiradentes, e o abastecimento de água foi interrompido após assoreamento nos pontos de captação, causado pelas chuvas; o mesmo aconteceu em Itacuruçá.

Já a cidade de Angra dos Reis entrou em estado de alerta, tendo registrado 163 milímetros de água em 10 horas. Em diferentes pontos do município houveram alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores. Na rodovia Rio-Santos, vias foram interditadas e bolsões d’água atrapalharam o fluxo de veículos, e em diversos pontos os condutores tiveram a visão comprometida, o que exigiu atenção redobrada.

Orientações à população

A Defesa Civil orienta que moradores evitem áreas alagadas, redobrem a atenção e acompanhem apenas informações oficiais. Motoristas devem evitar deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões com histórico de alagamentos. A recomendação também vale para embarcações, que devem permanecer fora de circulação enquanto persistirem as condições adversas.

Leia também: Mangaratiba intensifica ações de limpeza após fortes chuvas


Deixe um comentário