Cinelab Itaguaí estreia primeiro curta-metragem

O Cinelab Itaguaí lançou, no último sábado (31), seu primeiro curta-metragem, “A Última Foto”. O filme marca a estreia do coletivo na produção audiovisual independente e reúne integrantes que atuam colaborativamente na realização de projetos cinematográficos em Itaguaí.

O curta tem 20 minutos de duração e nasceu a partir do trabalho conjunto de 14 integrantes do coletivo, que hoje reúne 19 pessoas. A equipe gravou o filme no Centro de Itaguaí e contou majoritariamente com profissionais e entusiastas do audiovisual da própria cidade.

Produção independente e trabalho coletivo

O processo de produção de “A Última Foto” durou nove meses. Os integrantes do Cinelab organizaram um orçamento colaborativo e utilizaram equipamentos emprestados por amigos e parceiros. O grupo adotou uma dinâmica horizontal em todas as etapas do trabalho.

Segundo o produtor audiovisual Caio Fábio, o coletivo prioriza decisões conjuntas. “O Cinelab funciona de forma coletiva. Todas as decisões são tomadas em conjunto”, afirma. Ele destaca que essa lógica orienta desde a escolha do projeto até a execução das filmagens.

A direção do curta ficou a cargo de Thiago Bechelli, que também assina o roteiro ao lado de Ysrael Mendonça. O elenco reúne Maria Eduarda, Morgan de Pádua e Thalis Leão.

Cartaz de “A Última Foto” (Imagem: divulgação)

Por que fazer cinema em Itaguaí

De acordo com Caio Fábio, a escolha por produzir cinema em Itaguaí está diretamente ligada ao território e às histórias locais. “Itaguaí é um lugar rico historicamente e com muito a ser contado, principalmente histórias marginalizadas”, afirma.

Ele também aponta o cinema como ferramenta de expressão e transformação social. “Estimular as pessoas a fazer cinema aqui é estimular as pessoas a se expressarem no território em que vivem”, diz.

O curta-metragem estreou no último sábado (31), em Itaguaí (Foto: divulgação)

Lançamento e próximos passos

Para o coletivo, o lançamento do primeiro filme representa um marco. “Lançar um filme sempre é um desafio, mas fazer isso em Itaguaí, de forma independente, é uma conquista muito maior. Esse é o primeiro passo de algo grande, o início de um movimento”, avalia o produtor.

Com a conclusão da divulgação de “A Última Foto”, o Cinelab Itaguaí já planeja os próximos projetos. O grupo pretende realizar uma rodada interna de apresentação de argumentos e roteiros desenvolvidos pelos integrantes. A partir desse encontro, o coletivo escolherá, de forma conjunta, qual projeto seguirá para produção.

O filme “A Última Foto” está disponível gratuitamente para o público no YouTube.

Leia mais: MangaraFolia reúne multidão e faz história em Mangaratiba

Deixe um comentário