O Grêmio Recreativo Escola de Samba Concentra Imperial deu o pontapé inicial para o Carnaval 2026 com uma grande novidade: a montagem de sua nova quadra de ensaios no tradicional Galpão do Samba, localizado no bairro Jardim América, em Itaguaí. A estreia da agremiação no uso do espaço ocorreu em meio a uma animada feijoada no domingo (7), que também contou com a apresentação oficial dos integrantes da diretoria da agremiação e dos sambas-enredo concorrentes para o próximo desfile. A Concentra Imperial desfila pela Série Bronze da Superliga Carnavalesca, sendo a primeira escola a se apresentar na sexta-feira, 20 de fevereiro.

Desfiles marcantes, ricos em narrativa e estética
Presidente da Concentra Imperial, Marcos Rogério Cordeiro Ramos disse ao Atual que este ano, a escola escolheu prestar uma justa homenagem à saudosa carnavalesca Rosa Magalhães, um dos maiores nomes da história do Carnaval carioca, com o enredo “Nem toda rosa é vermelha, das espécies surge a Magalhães”. A proposta da agremiação é exaltar a genialidade, a sensibilidade artística e o legado deixado por Rosa, que encantou gerações com desfiles marcantes, ricos em narrativa e estética.

Universo criativo de Rosa Magalhães
Durante o evento, sambistas de diversas agremiações, compositores, comunidade e convidados celebraram o novo espaço e o início oficial dos trabalhos rumo ao próximo Carnaval. A feijoada foi acompanhada de muito samba no pé e da vibração característica da escola, que promete emocionar a avenida com um desfile repleto de referências à obra e ao universo criativo de Rosa Magalhães. “Esse é um momento muito especial para todos nós. Ter uma quadra fixa no Galpão do Samba fortalece nossa ligação com a comunidade de Itaguaí e marca uma nova fase para a Concentra Imperial. E nada melhor do que começar essa trajetória homenageando uma lenda como Rosa Magalhães”, destacou Marcos Ramos.

Três letras concorrentes no Galpão do Samba
Conhecido por receber eventos musicais, o Galpão do Samba passa agora a abrigar os ensaios da agremiação. Ele pretende também abrir as portas para ações culturais, oficinas de percussão e eventos voltados à valorização da cultura popular. Com a disputa entre os sambas concorrentes oficialmente iniciada, a Concentra Imperial promete escolher um hino à altura da homenageada. O samba vencedor será anunciado em outubro, durante uma grande final na nova quadra.

Disputa rumo à Intendente Magalhães
Um dos sambas concorrentes é dos compositores Glauco Leão, Bebetinho, Douglas Ramos, Nito de Souza, Naval, Marquinhos Beija-Flor, Júlio Assis, JH e Leandro Maninho. Outra letra na disputa leva a assinatura de Ditão, Gabil do Cavaco, Dunga, Léo dos Santos, Climagia e Rogério do Gelo. Também está no páreo a canção composta por Elias Andrade, Rafael Lima, Luiz Brasília, Wolkester Rolleigh, Dgr7 e Ramon Luan.
Leia também: Movimento Cultural une arte e solidariedade em Itaguaí