Conecta debate cluster siderúrgico e turismo em sua edição Volta Redonda/Barra Mansa

Evento empresarial promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj) e pelo Sebrae-RJ, o Conecta teve sua mais recente edição realizada na quarta-feira (27), entre 10h e 18h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR). Denominado ConectAço VoltaRedonda/Barra Mansa, a edição recebeu diversas autoridades, dentre as quais o secretário de estado de turismo, Gustavo Tutuca, que falou sobre diversos projetos em andamento para estimular o setor.

Como de hábito na programação do Conecta, uma rodada de negócios reuniu várias empresas. O encontro propôs conexões e ideias visando o desenvolvimento regional, reunindo empresários, lideranças de classe, representantes de instituições e profissionais que atuam em setores com foco em associativismo, inovação e empreendedorismo.

Na abertura, o presidente da Facerj, Robson Carneiro destacou a importância da união das associações comerciais e empresariais do estado, acentuando fato de que a Facerj está vivendo uma fase de franca recuperação, com o resgate de entidades empresariais antes afastadas do quadro social da federação. Ele também fez referência aos novos encontros previstos para esse ano, quando o Conecta ainda terá edições nas cidades de Maricá, em setembro; Itaguaí, em novembro; e Macaé, em dezembro.

Palestra magna e empreendedorismo

Chefe de gabinete da presidência do Sebrae-RJ, Renato Regazzi protagonizou uma palestra magna. No painel 1 ele abordou “Empreendedorismo e desenvolvimento local”. Tratou da importância da competitividade, destacando que aumentar a produtividade é a chave para o crescimento econômico e social. Na sequência, o painel 2, “Cluster setorial: empreendedorismo, finanças e crédito” reuniu o presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes; e a superintendente de Rede da Região Sul Fluminense da Caixa, Ana Carolina Cardoso. Também participaram o chefe de gabinete da presidência do Crea-RJ, Rodrigo Machado; e o presidente da Associação Comercial e industrial de Valença, Leandro Raider.

Executivo Renato Regazzi fazendo uma palestra
Renato Regazzi protagonizou a palestra magna sobre empreendedorismo e desenvolvimento local (FOTO RENATO REIS)

Oportunidades na indústria do aço

O painel 3 foi intitulado “Desafios e oportunidades para o futuro da indústria do aço”. Dele participaram o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello; e o diretor executivo de produção da Companhia Siderúrgica Nacional, Márcios Lins. Ao lado dele estiveram o diretor de negócios industriais da ArcelorMittal no Sul Fluminense, Paulo Rodrigues; e o presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense, Jairo Rodrigues.

O secretário de Turismo Gustavo Tutuca ao microfone
O secretário Gustavo Tutuca falou sobre os diversos projetos para desenvolver o turismo no estado (FOTO JOÃO MIGUEL JUNIOR)

Desenvolvimento econômico e turismo

Concluindo a programação, o painel “Desenvolvimento econômico através das várias formas de turismo” foi o quarto da edição. Ele foi protagonizado  pelo vice-presidente da Facerj, Matheus Gattas. Dele também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Sérgio Sodré; e o presidente da Unimed Volta Redonda, Vitório Puntel. A ideia foi a de fortalecer uma rede de associativismo, estimulando a inovação. Outro foco foi o desenvolvimento local por meio de conexões estratégicas e troca de conhecimentos.

“Estabelecemos um espaço para gerar conexões estratégicas entre empreendedores, fornecedores e instituições financeiras. Assim, cada um pode apresentar suas empresas, conhecerem oportunidades de parcerias e acessar orientações sobre soluções de crédito. Isso impulsiona os seus negócios”, disse Robson Carneiro, acrescentando que o Conecta começou em 2024 com a edição de Barra Mansa. Na sequência seguiu para Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. Foram mais de 3 mil participantes, com negócios gerados da ordem de R$ 30 milhões. Em 2025 o evento já teve as edições Teresópolis, Guapimirim/Magé e Volta Redonda.

Leia também: Rede de voluntários impulsiona ações sociais em Itaguaí

Deixe um comentário