Detran renova CNH automaticamente para motoristas sem infrações

O Detran RJ orienta os condutores interessados na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou na troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva a consultarem, primeiramente, o aplicativo CNH do Brasil. A recomendação é verificar se o documento digital já foi atualizado automaticamente, evitando deslocamentos desnecessários e pagamento indevido de taxas.

Desde a última sexta-feira (9), o órgão passou a renovar automaticamente, sem cobrança de taxas, as CNHs de motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento, estejam inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), possuam perfil médico compatível e não apresentem pendências junto aos órgãos de trânsito.

Mesmo os condutores que já realizaram agendamento para renovação da CNH ou troca da PPD devem conferir o aplicativo antes de comparecer a uma unidade do Detran RJ. Caso a CNH já tenha sido renovada de forma automática, o atendimento presencial não poderá ser realizado.

A consulta prévia também evita o uso desnecessário do Duda, taxa cobrada pelo serviço. Nos casos em que o pagamento já tenha sido efetuado, o cidadão poderá solicitar a devolução do valor junto ao Detran RJ.

Emissão da CNH física

Para quem teve a CNH renovada automaticamente e deseja obter a versão física do documento, será necessário aguardar a conclusão das adequações nos sistemas do Detran RJ. Após esse período, o motorista deverá solicitar a segunda via da CNH. O órgão informará quando o serviço estiver disponível.

Quando a renovação não é automática

Já nos casos em que a atualização automática não ocorrer, o condutor poderá continuar agendando o atendimento presencial pelo site oficial do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelos telefones (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. Nessa situação, permanece obrigatória a realização do exame médico e o pagamento da taxa.

Troca da PPD pela CNH definitiva

A troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva também será feita automaticamente pelo aplicativo CNH do Brasil para os motoristas que concluírem os 12 meses de permissão sem cometer infrações graves ou gravíssimas e sem reincidência em infrações médias.

Leia mais: Corpo de Bombeiros abre inscrições para concurso de oficiais

Deixe um comentário