O Detran RJ passou a contar com o apoio dos Correios para realizar a entrega de documentos diretamente na residência dos cidadãos fluminenses. O serviço, iniciado na última segunda-feira (22), tem como objetivo facilitar o acesso aos documentos oficiais, reduzir deslocamentos e tornar o atendimento mais ágil e confortável.
Inicialmente, a entrega domiciliar está disponível para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). No entanto, a previsão é que o serviço seja ampliado para outros documentos emitidos pelo órgão, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão Internacional para Dirigir (PID), a Carteira de Visitante da SEAP e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A expectativa é que cerca de 260 mil documentos sejam enviados mensalmente.
Sem custo ao cidadão
O serviço é opcional e não gera custo adicional ao cidadão. Durante o atendimento no Detran RJ, o usuário pode escolher receber o documento em casa. As entregas são realizadas via SEDEX, com Aviso de Recebimento, e cada envio conta com código de rastreamento individual, que pode ser acompanhado pelo CPF no site ou aplicativo dos Correios.
Além disso, caso a entrega não seja concluída após três tentativas, o documento ficará disponível por sete dias úteis na agência dos Correios mais próxima. Após esse prazo, será encaminhado ao posto do Detran indicado para retirada. Os Correios também enviam comunicados para usuários com documentos pendentes de retirada nos postos.
Por fim, a parceria também prevê o transporte de documentos entre os quase 200 postos do Detran no estado, utilizando o serviço SEDEX, o que contribui para a modernização dos serviços e amplia a eficiência operacional, gerando benefícios diretos para a população fluminense.
Leia mais: Segurança reforçada no Réveillon do RJ