Espaço Agrofamiliar impulsiona agricultura de Itaguaí

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SMAP –, promove desde outubro de 2022 uma iniciativa que busca fortalecer a economia local, a agricultura familiar e os laços comunitários. O Espaço Agrofamiliar se tornou um canal direto de comercialização entre produtores rurais e consumidores. A proposta é simples, mas poderosa: eliminar intermediários e ampliar a margem de lucro dos produtores.

Além de fomentar a renda, a iniciativa também estimula o consumo de produtos frescos e regionais, valorizando a agricultura familiar e reforçando os laços comunitários. Em um cenário onde pequenos produtores enfrentam desafios constantes, o espaço se tornou vitrine para o trabalho rural do município.

Feiras fortalecem economia local

A SMAP tem uma parceria com o Porto Sudeste para realizar duas feiras ao mês. Iniciada em 2024, o projeto une a agricultura familiar com a “Escola de Negócios” do Porto Sudeste. Nesses eventos, dez barracas são disponibilizadas pela secretaria para os agricultores cadastrados. Além disso, as feiras também acontecem todos os domingos no Parque Municipal de Itaguaí e às sextas-feiras no calçadão.

Criada em 2022, Espaço Agrofamiliar se tornou um canal direto de comercialização entre produtores rurais e consumidores (Foto: Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca)

Cadastro e integração a programas governamentais

Os agricultores possuem cadastro e carteirinha do produtor rural emitidos pela Secretaria de Agricultura. Ao todo, o Espaço Agrofamiliar conta com a participação de dez produtores, sendo oito deles ativos, que têm um selo de aprovação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo Patrícia Wolticoski, técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, muitos outros agricultores, mesmo sem participar das feiras, possuem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e integram programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Todos agricultores da feira possuem cadastro e carteirinha do produtor rural emitidos pela Secretaria de Agricultura (Foto: Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca)

Essa integração garante não só mercado consumidor, mas também o fortalecimento da agricultura como eixo estratégico para o desenvolvimento de Itaguaí. A expectativa da secretaria é ampliar a participação dos produtores e tornar as feiras ainda mais representativas.

Leia mais: Feiras de artesanato são fontes de renda para artistas em Itaguaí

Deixe um comentário