CINETeca exibe “Sabedoria de Maria” nesta quarta-feira (22)

A fé, a ancestralidade e a força feminina estarão em destaque na sessão do projeto CINETeca, que exibe nesta quarta-feira (22), às 18h, o documentário “Sabedoria de Maria”, na Biblioteca Comunitária Professora Nair Marinho de Mello, em Itaguaí. A entrada é gratuita. 

Com direção da empreendedora social, líder comunitária e moradora de Chaperó, Valéria Fernandes, em parceria com o cineasta e educador de Artes Visuais Gilson Moreira, o documentário narra a trajetória inspiradora de Mãe Mariazinha: uma mulher que transformou sua história em um símbolo de resistência, solidariedade e fé.

A jornada de Mãe Mariazinha

Nascida no interior de Minas Gerais, Mãe Mariazinha mudou-se para o Rio de Janeiro em 1966, onde fundou um espaço de acolhimento baseado nas tradições afro-brasileiras. Mesmo em meio à violência e à pobreza, ofereceu cuidado e orientação espiritual até que o local foi fechado por determinação de facções criminosas.

Anos depois, familiares e seguidores retomaram sua missão em Itaguaí, fundando o Centro Cultural Caboclo Rompe-Mato, em 1990, no bairro de Chaperó. Atualmente o espaço é coordenado por Valéria Fernandes e mantém viva sua herança com atendimentos espirituais, oficinas culturais e ações sociais, como embelezamento afro, doação de alimentos e distribuição de gás, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas). Além disso é um local de fortalecimento da cultura popular.

Cartaz do documentário Sabedoria de Maria, dirigido por Valéria Fernandes e Gilson Moreira (FOTO: SABEDORIA DE MARIA)

Uma história de sabedoria e um território de resistência

“Sabedoria de Maria” não é apenas um retrato biográfico. O documentário é um registro da memória viva de um território e a forma como Mariazinha construiu laços no Centro Cultural Caboclo Rompe-Mato. A exibição celebra não só a figura de Mariazinha, mas também o poder transformador das mulheres e das tradições que moldam o tecido social de Itaguaí.

Essa produção foi viabilizada pelo edital Povos Tradicionais Presentes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECECRJ), em parceria com a Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Leia mais: Show de Belo em Itaguaí é adiado por causa das chuvas

Deixe um comentário