Festival Cine Diversidade abre chamada gratuita para curtas-metragens

Festival Cine Diversidade chega à sua 8ª edição, consolidado como um dos principais eventos do audiovisual latino-americano voltado às narrativas sobre diversidade. Realizado pela ColetivA DELAS, o festival abre nesta quarta-feira (13) a chamada pública para curtas-metragens independentes de países da América Latina. As inscrições gratuitas terminam no dia 21 de setembro.

Podem participar filmes produzidos a partir de 2020 que abordem temas como identidade de gênero, sexualidade, territórios periféricos, ancestralidade, sustentabilidade e mudanças climáticas. A programação será híbrida e acontece entre os dias 26 de novembro e 19 de dezembro. A programação começa com masterclass online com a cineasta Germana Belo. Entre 10 e 14 de dezembro, a programação presencial circula por diversos bairros do Rio de Janeiro. Já de 15 a 19 de dezembro, as sessões acontecem online no canal do YouTube da ColetivA DELAS, com votação popular feita por curtidas e visualizações.

Como se inscrever

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Festival Cine Diversidade e preencher o formulário com as informações do filme. As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 21 de setembro de 2025, horário de Brasília.

Curadoria

Nesta edição, serão selecionados 50 filmes para compor as sessões temáticas. Os filmes selecionados concorrem a R$ 3.600 em prêmios, além de um curso EAD completo e visibilidade nas redes do festival.

Cada sessão contará com curadoria especializada. Entre os nomes confirmados, estão Júlia Katharine, cineasta e atriz premiada, responsável pela sessão Gêneros Plurais; Luana Rocha, documentarista e roteirista que assina a curadoria de Reflexos do FemininoRenan Fragale, ator e produtor cultural, que lidera a curadoria de Cine Sexualidade; e Hiura Fernandes, multiartista visual que assina a sessão Territórios Diversos. Os critérios de seleção incluem protagonismo de pessoas e territórios diversos e coerência temática.

7ª edição do Festival Cine Diversidade rodou o Rio de Janeiro (Foto: divulgação ColetivA Delas)

“A escolha de curadores diversos reforça o compromisso do festival com olhares plurais e com a descentralização do audiovisual”, destaca a direção da ColetivA DELAS, realizadora do evento. A proposta do Festival é abrir espaço para narrativas que, muitas vezes, ficam à margem das telas comerciais. Além das sessões e premiações, a programação contará com ações formativas e de acessibilidade, incentivando o encontro entre realizadores, organizações sociais e o público.

O evento é gratuito e conta com apoio da RioFilme, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, além de parceria com a plataforma co.liga.

SERVIÇO
Festival Cine Diversidade – 8ª edição
Realização: ColetivA DELAS

Chamada de filmes: 13 de agosto a 21 de setembro de 2025
Festival presencial: 10 a 14 de dezembro – Rio de Janeiro
Festival online: 26 e 27 de novembro – Google Meets / 15 a 19 de dezembro – YouTube da ColetivA DELAS
Inscrições gratuitas para curtas: https://www.cinediversidade.com.br/

Instagram: @festivalcinediversidade

Deixe um comentário